Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais os 4 Benefícios do Óleo de Coco?

O óleo de coco é o queridinho dos produtos naturais. Ele é excelente para diversas doenças e tratamentos, além de ser delicioso. Apesar de ser um produto caro, seu custo benefício é excelente e pode durar por muito tempo. Este óleo vegetal é obtido por meio da prensagem da polpa ou cerne dos cocos. E, pode ser utilizado tanto na culinária quanto nos cosméticos.

O óleo de coco possui diversos benefícios, para a saúde, estética, dentre outros aspectos do corpo. Abaixo, conheça mais sobre as vantagens de se utilizar este óleo vegetal.

Benefícios do óleo de coco

Ajuda a emagrecer

O óleo de coco não contém uma forma de gordura saturada comum, ele possui os triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados de forma diferente, indo direto para o fígado e são transformados em energia. Este processo faz com que o apetite seja inibido, já que a necessidade de comer vem da necessidade de energia. Alguns estudos mostram que a ingestão de óleo de coco no café da manha, reduz o consumo de calorias no almoço

O óleo de coco aumenta a quantidade do HDL, o colesterol do bem, assim como reduz a circunferência abdominal e da massa corporal, pois não há necessidade de estocar gordura, que depois se transformaria em energia. Também é facilmente digerível e melhora o funcionamento da tireoide, o que acelera o metabolismo e promove a eliminação de gordura.

Óleo de Coco

Conheça todos os benefícios do óleo de coco.

Os ácidos láuricos também colaboram para diminuir o desejo por açúcar, doces e carboidratos, pois não estimulam a liberação de insulina. A gordura do coco age facilitando a entrada de açúcar nas suas membranas, o que permite que a glicose e a insulina se normalizem, melhorando a nutrição do organismo.

Consuma o óleo de coco moderadamente, ele pode ser utilizado em saladas, em sucos, como substituto de óleos vegetais e animais. Seu tempo de cozimento é menor, perdendo as propriedades facilmente quando aquecido.

Higiene e beleza

Pesquisas revelam que cremes dentais a base de óleo de coco promovem a diminuição de uma bactéria presentes na superfície do esmalte do dente. Essa bactéria é responsável pela produção de ácidos que aumentam o risco de surgimento de caries. Também facilita a absorção de cálcio pelo organismo, o que ajuda a fortalecer os dentes.

Muito recomendado para hidratantes capilares, o óleo de coco ajuda no crescimento saudável do cabelo e promove a redução da perda de proteínas necessárias para a qualidade dos fios. Age como um excelente condicionador para cabelos danificados por químicos e clima. Por suas propriedades antibacterianas e umectantes ele livra o couro cabeludo de caspas e livre de piolhos.

É rico em vitamina E, prevenindo a pele de ressecamento e descamação. Hidrata retarda o aparecimento de rugas e flacidez da pele e é utilizado no tratamento de psoríase, dermatite, eczema e outras infecções de pele. Normalmente é agregado em mascara facial, em cremes capilares e em cremes dentais artesanais. Também pode compor desodorantes, tônicos faciais, enxaguantes bucais, entre outros.

Organismo tonificado

A composição do óleo de coco é de 50% de ácido láurico, componente que previne doenças cardíacas, regula pressão arterial e níveis de colesterol. As gorduras saturadas têm propriedades antimicrobianas e ajudam a regular a flora gastrointestinal e evitando a má digestão. Elas também auxiliam a absorção de outros nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos. Os triglicerídeos TCM podem ser facilmente transformados em energia o que reduz o trabalho do fígado e impede a acumulação de gordura.

Seus ácidos e propriedades reforçam a sistema imunológico, além de promover saúde a diversos órgãos. Ainda é capaz de lutar contra variáveis vírus, bactérias e fungos e estimular a função da glândula tireoide. Promove o estimulo de DHEA, o hormônio da potência sexual, pregnenolona, que ajuda a focalizar e promove o bom humor e melhor compreensão, e a progesterona, hormônios essenciais para uma menopausa feliz e diminuição da tensão pré-menstrual. O óleo de coco pode ser consumido com chás e líquidos, até mesmo o café. Uma colher de chá é o suficiente por dia.

Candidíase e infecções urinárias

Possui ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de inflamação e coceira. O ácido cáprico, presente no óleo de coco, tem ação antimicrobiana, antiviral e propriedades antifúngicas. A aplicação do óleo forma uma camada química que protege o corpo  da entrada de pó, ar, fungos, bactérias e vírus. Se mostrando muito eficiente em cicatrizações de tecidos danificados. Ele não só protege como combate os vírus da gripe, sarampo, hepatite, herpes e bactérias que causam úlceras, infecções de garganta, infecções do trato urinário, pneumonia e gonorreia.

Seu uso deve ser por aplicação direta em pequenas doses, aumentando gradativamente. Recomendam-se banhos de assento, ingerir juntamente com chá antibióticos e aplicação direta. Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome. Opte por produtos orgânicos e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.