Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais os Métodos Contraceptivos Naturais para Largar de Vez o Anticoncepcional?

Os anticoncepcionais são feitos de hormônios sintéticos e a principal preocupação hoje é que estes aumentam a coagulação do sangue, dentre muitos outros efeitos colaterais. Mulheres que tem histórico familiar de trombose, hemorroidas, aborto de repetição, varizes, enxaqueca crônica ou se é fumante os riscos podem ser aumentados. Com contraceptivos sintéticos também há riscos de embolia pulmonar, infarto e AVC. A mulher também pode ter sangramentos, ficar anêmica e ter um quadro grave de problemas de saúde, sofrer com amenorreia (ausência de menstruação), ganho de peso e redução do desejo sexual.

Outra grande preocupação é que a parede do útero costuma ficar atrofiada pelo uso do anticoncepcional e por isso pode apresentar dificuldade para engravidar após o uso continuo deste medicamento. Para evitais tais efeitos colaterais, existem métodos naturais que podem substituir o anticoncepcional. Porém, é preciso mencionar que os métodos naturais são menos eficazes, pois eles não realizam modificações no corpo, assim como faz os anticoncepcionais. Porém, são meios menos agressivos e mais seguros para a saúde. Por isto, conheça métodos naturais para se prevenir da gravidez indesejada sem correr riscos de saúde.

Meios contraceptivos naturais

Tabelinha

O método billings é um dos métodos mais simples, pois se baseia na observação diária do muco cervical, que é uma secreção produzida pelo colo do útero para proteger o trato genital da mulher. A aparência e textura deste muco mudam durante o ciclo menstrual e a mulher pode observar, identificando os dias mais férteis. Após conhecer a duração do seu ciclo menstrual, que podem variar de 26 a 32 dias, você precisa saber que o dia fértil acontece no meio do ciclo. Se não deseja engravidar, tenha cuidado extra com o sexo 3 dias antes e 3 dias depois do dia fértil.

Compreenda a aparência do muco cervical: Durante a menstruação você estará na fase infértil, quando a vagina apresenta secura ou quando o muco esteja espesso, amarelado e quebra-se quando colocado entre os dedos, também. Já quando o muco esteja leitoso e aguado ou com aparência de clara de ovo, aquoso e que se estica quando colocado entre os dados, você estará no período fértil.

Tabelinha

A tabelinha é um método natural pelo qual pode-se monitorar os períodos férteis e inférteis.

Plantas contraceptivas

Obviamente a indústria farmacêutica não tem desenvolvido estudos sobre o uso das plantas como método contraceptivo, assim os conhecimentos são na maioria das vezes empíricos. Também vale lembrar que o uso excessivo de qualquer produto pode causar problemas para a saúde, inclusive, como é o caso dos anticoncepcionais que podem causar câncer pelo excesso de hormônios sintéticos ingeridos no corpo diariamente.

A unha de gato é uma arvore considerada contraceptiva. Ressaltando que o uso indevido pode causar infertilidade, portanto procure um especialista em plantas medicinais. Você vai precisar de em torno de 5kg da raiz. Ferva ela até notar que ela diminuiu o tamanho. Faça este chá antes do período menstrual e beba durante toda a menstruação. Em um período de 3 meses, ou seja, 3 doses semanais, e garantirá uma proteção de até 3 ou 4 anos. É importante manter outros métodos em paralelo.

Existem outras plantas que possuem essas propriedades, alguns inclusive com estudos, como a espinheira santa e a cenoura silvestre.

Regular a menstruação

Para ter uma saúde menstrual é importante regular seu ciclo. Conhecendo melhor quantos dias ele dura, quando são os períodos férteis você também tem mais sensibilidade com seus sentimentos e expressões físicas. O auxilio de chás é benéfico, pois o uso da pílula por muito tempo desregula a quantidade hormonal já que utiliza hormônios sintéticos e envia algo que o corpo assimila a progesteronas e estrógenos, e acha que está ovulando, mas isso não está ocorrendo.

A angelica, conhecida também como dong quai, é um tônico ginecológico, auxilia no combate de diversos problemas, como cólicas e menstruação irregular. Ela ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio e, ao mesmo tempo, acalmar o sistema nervoso. Além disso, é um poderoso fortificante para o sangue, pois contém muitas vitaminas e minerais, como ácido fólico, importante para o sistema imunológico, ácido folínico, ácido nicotínico, biotina e vitamina B 12.

Existem muitas plantas que cumprem com a função emenagogo, que atua sobre a regulação menstrual, como losna, sálvia, algodão, erva de são joão, melissa.Verifique as contra indicações das plantas que você utilize e tenha cuidado com excessos. Lembre-se que todos estes métodos não protegem de doenças sexualmente transmissíveis, faça exames com seu parceiro e se proteja.