Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Plantar a Arruda? Quais os Benefícios?

A arruda é uma planta conhecida popularmente como um amuleto de proteção. Acredita-se que ela espanta o mau-olhado e as energias ruins, mas para além das crenças, existem benefícios comprovados cientificamente. Para começar, a arruda é um excelente repelente natural, capaz de espantar mosquitos e outros pequenos insetos. O uso da planta também é indicado para combater varizes, porque fortalece os vasos sanguíneos. O consumo do chá feito com a erva tem ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, calmante e fortificante. Assim, o remédio natural serve para aliviar as dores de cabeças, tratar cistos e aliviar as úlceras.

Conhecendo esses benefícios, vale a pena ter a arruda sempre a mão, uma vez que nem sempre é fácil obtê-la. Para nossa sorte, a arruda é o tipo ideal para ser cultivada em vasos ou pequenas jardineiras em casa. Assim, você pode colher algumas folhinhas quando precisar do chá e ainda aproveitar os supostos benefícios protetores. Abaixo, confira como plantar a arruda em casa e também como utilizá-la

Plantando a Arruda em Casa

A dica para quem quer ter um pé de arruda em casa é comprar uma muda em lojas especializadas ou conseguir com alguém que já cultiva a planta. Para colocá-la no vaso, prepare antes a terra e o sistema de drenagem. O ideal é usar um vasinho de tamanho médio ou uma jardineira (se for cultivar mais plantas). Materiais como a terracota e a cerâmica são mais indicados para não deixar a terra muito encharcada.

Coloque no fundo do vaso um camada de pedrinhas ou cascalho. Depois, cubra essa camada com uma manta de bidim (especial para jardinagem e vendida em casas especializadas no ramo). Só então coloque a terra combinada com húmus.

Arruda

Cultive a arruda em casa

Cubra a raiz da sua muda delicadamente com a terra, mas sem deixá-la muito funda. Depois que a planta já estiver mais fortalecida, você poderá colocar outras mudas no mesmo vaso e ampliar sua horta caseiras com mais ervas benéficas.

Cuidados no Cultivo

O vaso com a arruda deve ser colocado em um local bem ventilado e que receba bastante luminosidade durante o dia. Se você mora em apartamento e não tem varanda ou área privativa, o ideal é deixar a planta bem perto das janelas que recebem mais luz solar.

Com relação à rega, a arruda não precisa de muita água para se manter forte. O ideal é regar com pequenas quantidade somente quando a terra estiver seca. Faça o teste do dedo: insira o indicador até a metade na terra e veja se ela está grudenta. Se estiver, não é preciso regar ainda.

E não se esqueça de tomar cuidado com os pratinhos para evitar a dengue. Por mais que arruda seja um inseticida, seu vaso não pode virar um foco do mosquito.

Como usar a arruda?

É importante que você não beba chás, sucos ou qualquer outro tipo de líquido ou alimento sólido com a arruda, visto que há riscos de intoxicação. Por exemplo, caso consuma arruda em excesso, é perigoso ter vômitos, sonolência, convulsões, hemorragias, dentre outros sintomas. O consumo interno da arruda, com sua ingestão, só pode ser realizado com a orientação médica, ou de um nutricionista.

É melhor que a arruda seja inalada ou passada na pele, na forma de um óleo de pomada. Desta forma, a intoxicação não é um grande risco, uma vez que o indivíduo não irá ingerir a planta. Ainda, de acordo com pesquisas, o consumo de 30 mg de arruda por dia não compromete a saúde do usuário, mas, acima de 100 ml de óleo ou 120 gramas de folhas, os problemas começam a se manifestar. Por isto, tenha muita atenção e use a arruda quando necessário.