Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Usar Calda de Fumo para Combater Pragas na Horta?

Os danos causados à saúde por conta do uso de agrotóxicos já foram cientificamente comprovados. Alterações hormonais, doenças renais e hepáticas, distúrbios cognitivos e neuromotores, disfunções reprodutivas e câncer, são apenas alguns dos males causados pelo uso de pesticidas nas lavouras ou até mesmo em hortas caseiras. O meio ambiEnte também sofre ações desastrosas por conta dos agrotóxicos, uma vez que o veneno atinge a terra, a água e até mesmo o ar.

No Brasil, a situação é ainda mais crítica por conta do sistema agrícola, da falta de ética da maior parte dos agricultores e ausência de fiscalização por parte das autoridades competentes. Na última safra, o País bateu recorde no uso de agrotóxicos, atingindo o volume de um bilhão de litros de veneno vendidos, segundo os números do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (SINDAGE). De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quantidade de agrotóxicos em hortifrútis recolhidos em supermercados e analisados, chega a mais de 60% acima dos índices permitidos para algumas culturas.

Para evitar este uso absurdo de agrotóxico, pode-se optar por utilizar produtos naturais. Por exemplo, a calda de fumo, receita sobre a qual iremos falar, pode ser pulverizada em plantas, seja em pequena ou larga escala, para evitar a infestação de parasitas. Abaixo, confira mais sobre a necessidade do uso de produtos menos agressivos e saiba como preparar a calda de fumo.

Por que usar a calda de fumo?

Em países da Europa, cresce constantemente o consumo de produtos orgânicos, com destaque para a Alemanha. No Brasil, por questões mais econômicas que culturais, ainda somos obrigados, via de regra, a consumir veneno, sempre que procuramos por uma alimentação saudável, com a inclusão de frutas, legumes e verduras.

Os produtos orgânicos ainda são muito caros devido ao alto custo de produção. Não é fácil conseguir hortifrútis livres de substâncias tóxicas e poluentes em países onde a maior parte de terra cultivada já  está contaminada. Isto por que, as chuvas espalham o veneno que atinge até camadas mais profundas de terra, poluindo inclusive, áreas onde os pesticidas não são aplicados diretamente. Na prática, isto significa dizer que, ainda que um agricultor resolva produzir sem o uso de agrotóxicos, somente com muito trabalho e investimento poderá obter os vegetais livres de impurezas.

Desta forma, para quem não é do ramo,não há muito a fazer, a não ser, quem sabe, optar por hortas  caseiras, planejadas para a produção em pequena escala. Porém, não para o  cultivo de orgânicos, pois isto também está atrelado à questão da poluição, mas para garantir, pelo menos, produtos naturais mais saudáveis à mesa. Existem algumas receitas naturais, testadas e aprovadas, utilizadas a centenas de anos, para combater pragas na horta. O preparo e o manuseio são bem mais seguros do que  trabalhar com venenos industrializados.

Calda de Fumo

Calda de Fumo para combater pragas
Fonte:.cozinhandopararelaxar.com

A calda de fumo é utilizada para pulverizar plantações, podendo ser aplicada no cultivo de qualquer espécie. Ainda assim, é importante mencionar que plantas nativas são sempre mais resistentes às pragas. Desta forma, convém um estudo bem detalhado para a escolha das espécies, antes de iniciar o cultivo. Substituir o tomate consumido tradicionalmente, por tomate cereja, por exemplo, é uma opção inteligente, tanto por questões de manuseio, quanto de produtividade.

O tabaco, erva conhecida popularmente como fumo, por conta de sua toxidade, tem propriedades inseticidas e pesticidas, eliminando a maior parte dos parasitas e pragas que atacam hortas e lavouras. A planta não absorve as toxinas, uma vez que sua alimentação e ingestão de nutriente acontece pelas raízes e a substância é aplicadas no caule e folhas.

Receita

Ingredientes:

  • 200 gr de fumo de corda picado
  • 5 litros de água
  • 1 pedra de sabão ralada

Modo de preparo e uso: Em um recipiente reservado somente para este fim, coloque a água, o sabão e o fumo de corda picado. Ferva, mexendo de vez em quando, até que o sabão derreta completamente. Deixe esfriar, coloque em um recipiente plástico bem tampado. Aguarde 3 dias, coe e aplique nas folhas e caules das plantas.

Em hortas caseiras (vasos, jardins ou espaços bem pequenos), aplique o produto com um borrifador. Para hortas maiores, será necessária a utilização de pulverizadores. As pragas, são sorrateiras, portanto, para quem pretende cultivar uma horta, ainda que bem pequena, a atenção e dedicação é fundamental. As plantas devem ser examinadas diariamente e o tratamento com a calda de fumo, realizado logo que se notar a presença de qualquer bichinho estranho, pois sua proliferação é rápida, atingindo a seiva da planta e causando doenças que dificilmente poderão ser curadas.