Como Plantar Maracujá
Dando sequência aos artigos da nova categoria Como Plantar, hoje ensinaremos você a cultivar uma fruta saborosa: o maracujá. Além de servir para o preparo de sucos deliciosos, o maracujá também tem várias propriedades nutricionais. Ele é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e carboidratos. O sumo da fruta ainda tem ação depurativa, sedativa, adstringente e anti-inflamatória. As folhas são conhecidas por reduzir a ansiedade e combater a insônia.
Solo e Clima Necessários
Por ser uma planta tropical, o maracujá não se desenvolve bem em regiões muito frias. A temperatura ideal para o cultivo da fruta deve girar em torno dos 25º C, com chuvas constantes e bem distribuídas. Em relação ao solo, o maracujá não se desenvolve bem em terrenos encharcados, nem secos em demasia.
Preparando as Mudas
O período ideal para fazer a semeadura é entre julho e agosto. Use sacos plásticos ou laminados para fazer as mudas. Em cada um deles, coloque uma boa quantidade de terra boa e plante três ou quatro sementes do maracujá. Após a germinação, aguarde vinte dias e faça o desbaste, mantendo apenas uma muda em cada saquinho.
Plantio
Com sessenta a oitenta dias, as mudas terão pouco mais de 20 cm de altura e poderão ser transplantadas para o local definitivo. É importante preparar uma “espaldeira” com estacas de pau e fios de arame lisos, para que a rama do maracujá possa se enrolar. Mantenha sempre o ramo mais vigoroso e pode os demais para garantir o bom desenvolvimento da planta. Se for necessário, amarre a rama a cada 40 cm para fixá-la ao arame.
Outras Informações
- O solo deve ser adubado periodicamente;
- Realizar um controle de pragas;
- Irrigar o solo diariamente;
- Chuvas intensas podem prejudicar o crescimento dos frutos.