Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Qual Tratamento Natural Usar para Olheiras?

As olheiras podem ser sinônimo de cansaço, noite mal dormida e idade avançada. No entanto, nem sempre é isso que causa a olheira. Muitas pessoas têm as olheiras por questão genética e biotipo e, nestes casos, mesmo que durmam bem, ainda apresentam as olheiras. Estas olheiras podem surgir até mesmo em crianças, e aí está a prova de que toda essa história de idade e estresse não são a principal causa. Uma das razões é a vascularização, a pele das olheiras é super fina e é capaz de ficar de certo modo transparente e realçar o sangue dos vasinhos, e se eles estiverem dilatados a cor escura realça mais. Outro motivo é se a cavidade ocular for muito funda.

É importante evitar o que dilata os vasos como bebida e cigarro, além de sono. Para as mulheres, o período menstrual também favorece a aparição da famosa marca. Algumas dicas podem ajudar a amenizar este aspecto cansado de olhos fundos. Hidratação oral e local, compressas de pepino e gelo que ajudam a contrair os vasos, melhorando a condição da olheira.

Abaixo, confira um tratamento natural que utiliza a camomila para tratar as olheiras, tornando-as menos perceptíveis e incômodas.

Receita para Tirar as Olheiras

Para acabar com as olheiras, um tratamento natural pode vir a calhar. Com um chá de camomila (veja outra receita), aplicado como compressa, na região dos olhos é possível diminuir as olheiras sem ter que gastar com cremes para olheiras que, no geral, costumam ser muito caros. Vejamos a receita do chá:

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de folhas e flores (secas) de camomila
  • Um litro de água

Como preparar e usar a receita: Leve ao fogo a água e a camomila e deixe ferver. Desligue o fogo, espere até que o chá de camomila amorne e, então, coe. Deixe o chá na geladeira, pegue um chumaço de algodão e umedeça na camomila gelada. Faça compressas nas olheiras por cinco  minutinhos e, enxague em seguida.

flores de camomila

As flores de camomila podem ser utilizadas para tratar as olheiras.

Benefícios do tratamento

Além dos tratamentos acima mencionados, muitas outras dicas e técnicas funcionam para clarear as olheiras. Uma dica caseira também é passar Bepantol (Dexpantenol) nas olheiras durante a noite, ajuda a hidratar e clarear a área, cuidado apenas para não deixar entrar nos olhos.

Mas, existem tratamentos estéticos mais invasivos, mas que dão um resultado ainda melhor. São eles o laser, que ajudam a clarear a pele, uma vez que destrói manchas escuras. Ou a aplicação de ácido hialurônico que faz um preenchimento das olheiras, ideal para quem tem olhos fundos. Além de melhorar a profundidade, ele clareia também uma vez que os vasos sanguíneos ficarão mais longe da pele.

E para quem tem as olheiras inchadas, chamadas bolsas de gordura, o tratamento indicado é cirúrgico, através da blefaroplastia, que é um corte que vai retirar a gordura e a pele que está em excesso. Ainda existem tratamentos com microagulhas, luz pulsada e ácido fenol.

Agora se você quer um efeito imediato através de maquiagem, procura um bom corretivo, de preferência líquidos, mas os corretivos de alta pigmentação ajudam muito como os das marcas Anastasia Beverlly Hills e Kryolan. Claro que se você não tiver acesso à marcas internacionais, as vendidas no Brasil também podem te salvar, como Mary Kay. Existem corretivos coloridos que são usados por baixo da cor da pele, para justamente fazer o contraste.

A camomila, citada acima, é um tratamento menos invasivo que ameniza as olheiras menos graves e que também pode auxiliar na prevenção. A camomila diminui o inchaço e também promove o clareamento da pele, principalmente quando esta está exposta ao Sol com o chá preparado com a planta.