Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar 3 Receitas Fáceis para Gripes e Resfriados?

A gripe e o resfriado são dois problemas bastante comuns. A primeira doença, comumente, é tratada com medicamentos que amenizam os sintomas. Porém, na verdade, a melhor maneira de combater ambas estas doenças é estimulando as defesas do organismo para que ele mesmo possa reagir contra os agentes causadores. No caso da gripe, a causa é viral. Já no resfriado, existem diversas possibilidade de causas. Outra diferença entre a gripe e o resfriado é que a gripe costuma ter sintomas mais intensos.

Diante da impossibilidade combater rapidamente a gripe e o resfriado, podemos recorrer aos medicamentos caseiros para aliviar os sintomas dessas doenças. Sinais como a dor de garganta, a tosse e a dor de cabeça são atenuados pelo uso de receitas muito simples e 100% naturais. Hoje, você vai aprender a fazer 3 receitas excelentes para os sintomas da gripe e do resfriado. Além de eficazes, elas são muito simples de serem feitas.

Receita para Dor de Garganta

A dor de garganta pode ser causada por gripes, resfriados ou infecções causadas por bactérias específicas. Para aliviar o problema, é importante evitar o consumo de bebidas muito geladas ou muito quentes, pois essas temperaturas extremas podem irritar ainda mais a região e agravar a dor. Uma boa receita para amenizar as dores de garganta sem infecção é a mistura da maçã com mel.

Ingredientes:

  • 1 maçã fatiada
  • mel

Modo de preparo: Coloque a maçã cortada em fatias finas em um pote e cubra com mel. Deixe a mistura descansar por 3 minutos e coma tudo em seguida. A maçã age na inflamação da garganta e o mel lubrifica e acalma a região dolorida. O ideal é comer duas porções diárias de maçã com mel para combater os sintomas indesejáveis.

Saiba como tratar todos os sintomas da gripe e resfriados.

Saiba como tratar todos os sintomas da gripe e resfriados.

Receita para Dor de Cabeça

Outro sintoma bastante comum nas gripes e resfriados é a dor de cabeça. Ela pode ser causada por diversos fatores, incluindo alguns tipos de alimentos, que servem de gatilho para o início da dor. Carnes vermelhas, queijos, produtos com corantes artificiais, gorduras, temperos prontos e refrigerantes costumam estar entre as causas da dor de cabeça. Por isso, muitos deles devem ser evitados quando estamos mais suscetíveis a sentir a cefaleia.

A dica, nesses casos, é incluir na alimentação uma mistura de água de coco com gengibre.

Ingredientes:

Modo de preparo: Clique no link acima para aprender a fazer o gengibre em pó ou compre-o pronto em casas de produtos naturais. Os sais minerais da água de coco juntamente com o gengibre ajudam a inibir a formação de substâncias que causam a sensação de peso na cabeça. A dica é tomar a mistura 3 vezes por semana assim que a dor aparecer.

Receita para Tosse

O resfriado e a gripe podem deixar a tosse como vestígio da doença. Isso acontece porque o organismo precisa limpar o muco que ficou acumulado nas vias aéreas. Na verdade, não devemos tomar remédios para a cortar a tosse, pois ela é positiva. O ideal é apenas estimular a expectoração e lubrificar a garganta para evitar a irritação. Uma boa dica é preparar um purê de frutas com mel para ajudar quando isso acontece.

Ingredientes:

  • 1/4 de manga
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1/2 maçã
  • 1/2 caqui
  • 1/2 banana
  • mel para adoçar

Modo de preparo: Esmague todas as frutas com um garfo ou passe pelo processador. Depois adoce com mel e tome diariamente pelo menos uma porção do purê. Ele vai auxiliar na eliminação do catarro e evitar a irritação na garganta. Lembre-se também de tomar muito líquido e 2 litros de água diariamente, pois a hidratação é fundamental para tornar a tosse produtiva.

Chás feitos com cascas de frutas – pode usar as que foram retiradas no preparo do purê – ou com ervas expectorantes são excelentes alternativas. Evite a ingestão de alimentos como pimenta, açúcar, frituras e álcool, que podem agravar o problema.