Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Base de Alho e Sal Para as Unhas?

Toda mulher quer ter unhas fortes e bonitas. Mas isso nem sempre é fácil. Ainda mais quando se usa as mãos para trabalhar, como as donas de casa, quem trabalha com a terra, ou outros serviços mais pesados que sujam e estragam as unhas. Uma forma de se evitar  que as unhas fiquem moles, quebradiças ou escamando, é usando luvas ao realizar esse tipo de trabalho. Mas, esses problemas podem acontecer por várias razões, até mesmo devido à má alimentação.

No mercado, existem muitos produtos que prometem ajudar no fortalecimento, mas eles nem sempre são eficientes, e ainda costumam ser caros. A receita caseira de base fortalecedora, feita com alho, sal e cravo-da-índia costuma ser a melhor solução. Quem já experimentou sabe que a misturinha deixa as unhas realmente mais fortes. A receita da base segue abaixo, assim como as instruções de preparo.

Receita

Ingredientes:

  • 1 vidro de base transparente
  • 1 dente de alho pequeno triturado
  • 5 cravos da índia
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo: Para começar é preciso que a base esteja um pouco vazia, para caber os demais ingredientes no vidrinho. Qualquer base serve, mas aquelas que já tem efeito fortalecedor podem potencializar o resultado. Pique bem o alho ou passe pelo triturador para obter pedaços bem pequenininhos. Para facilitar, você pode fazer um funil com acetato para colocar na boca do vidro. Assim, os pedacinho vão direto para a base. Os cravos devem ser colocados inteiros. Por fim, coloque só uma pitadinha de sal (mais uma vez, um funil improvisado pode ajudar).

Depois que todos os ingredientes estiverem no vidrinho da base, ela precisará descansar por pelo menos 24 horas antes da primeira aplicação.

Tenha unhas mais fortes com a receita de base fortalecedora caseira

Tenha unhas mais fortes com a receita de base fortalecedora caseira

Como usar?

Durante 7 dias, aplique pelo menos uma camadas da base fortalecedora sobre as unhas. No dia seguinte você não precisa remover a camada anterior, basta passar uma sobre a outra. Após esse tempo, use a base semanalmente antes de passar o esmalte ou pura. Não tem problema se quiser aplicar mais vezes para acelerar o processo de fortalecimento. Use o pincel na parte mais superficial da base para não grudar pedaços de alho ou cravos da índia.

Como tirar o cheiro de alho?

Como você já deve estar imaginando, a base fica com um pouco de cheiro de alho. Na hora que você aplicar, o cheiro pode passar para as mãos. Depois de um tempo sai. Mas, se for muito incômodo, lave as mãos com um sabonete neutro e depois aplique um creme hidratante. Outra solução é deixar as unhas de molho numa mistura de suco de limão e água.

Outras dicas para as unhas

Manter as mãos sempre bem hidratadas também ajuda na manutenção de unhas fortes e bonitas. Hidrate principalmente a área das cutículas, para que fique a unha consiga crescer forte e cheia de nutrientes. Desta forma, ela não irá quebrar apenas com alguns milímetros.

Outras dicas também podem ajudar a fortalecer as unhas, como evitar o uso de removedores à base de acetona (sim, eles são mais fortes, mas também danificam a unha). Também, tente não fazer a unha retirando a cutícula, pois esta parte da unha que a fortalece. Assim, enquanto a sua unha estiver fraca, deixe a cutícula, apenas a empurrando caso incomode muito.

Ademais, quem tem unhas fracas não deve usar produtos de limpeza como detergente sem proteger as mãos com luvas. Uma outra opção para fortalecer a unha é fazer uma mistura com óleos essenciais, contendo óleo essencial de melaleuca, alecrim, cravo e uma cápsula de vitamina E. E, qualquer base que possua queratina também será extremamente benéfica para a unha.