Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Parar de Fumar Sem Engordar?

Uma pesquisa recente mostrou que o número de fumantes no Brasil tem diminuído consideravelmente a cada ano. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, 10,8% dos brasileiros mantém o hábito do tabagismo, o que representa uma redução de mais de 30,7% em relação ao último levantamento feito, em 2007. As estatísticas revelam que a população de fumantes está se reduzindo principalmente entre os jovens.

Não há dúvidas que deixar de fumar traz diversos benefícios para a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Além disso, várias outras doenças surgem devido ao hábito de fumar, como apontam diferentes estudos. Por isso, é fundamental que os fumantes procurem alternativas para largar o cigarro de vez.

Durante o processo de parar de fumar, muitas pessoas se deparam com alguns desafios e questões incômodas, como o ganho de peso. Isso porque o organismo desacelera e as pessoas comumente substituem o cigarro por outros vícios, como de doces, etc. Visto isto, é necessário adotar estratégias para parar de fumar sem engordar. Confira-as abaixo.

Parar de fumar engorda?

Para muitos fumantes, o medo de engordar torna o processo de parar de fumar ainda mais complicado. O ganho de peso é relatado entre várias pessoas que deixaram o cigarro e pode ser explicado cientificamente. Primeiramente, as substâncias contidas no cigarro, sobretudo a nicotina, fazem com que o metabolismo se acelere lentamente. Assim, o corte dessas substâncias pode desacelerar o metabolismo e contribuir para o aumento de peso.

Outro problema é que o cigarro interfere no paladar. Depois que paramos de fumar, o organismo volta a sentir o gosto e o cheiro da comida de forma mais intensa, o que pode fazer com que a pessoa coma mais. Esse processo geralmente ocorre nas primeiras semanas após a parada. Aos poucos, o organismo vai voltando ao normal e passamos a comer normalmente.

Chá de maçã

O chá de maçã pode ser utilizado para evitar engordar no processo de emagrecimento.

Por fim, é preciso considerar a questão da ansiedade. Pessoas ansiosas estão mais suscetíveis ao fumo e também ao ganho de peso. Em muitos casos, o cigarro é usado para controlar o nervosismo, mas, na ausência dele, a comida vem substitui-lo. Para os ansiosos, o processo deve ser acompanhado de tratamentos alternativos para controlar a ansiedade, evitando, assim, o ganho de peso.

Outra questão a ser mencionada é que muitas pessoas também substituem o vício no cigarro por outros, relacionados à doces, balas, dentre outras questões. Porém, isto é igualmente prejudicial, pois o açúcar e qualquer outra substância em excesso, como o sódio, também são maléficos para o organismo.

Como parar de fumar sem engordar?

Como mencionamos, a maioria das pessoas engordam, quando param de fumar. Por isto, tornou-se comum falar que quem para de fumar ganha peso. Porém, isto só ocorre quando o indivíduo adquire hábitos não saudáveis, como os citados acima.

A dica principal é que o indivíduo não substitua o cigarro por comida em excesso. Assim, é necessário adotar algumas estratégias para evitar engordar durante o processo de parar de fumar. Por exemplo, quando decide-se parar de fumar, é recomendado que o indivíduo comece uma atividade física, que possa ajudar no controle da ansiedade. Desta forma, ele ficará mais calmo e não precisará recorrer à comida para controlar a ansiedade.

Ainda, se a pessoa passando pelo processo sentir muita dificuldade em controlar a ansiedade, é recomendado procurar auxílio psicológico, pelo menos durante o processo de abandonar o tabagismo.

Também, um outra opção é utilizar chás que reduzem o apetite, como o de gengibre, maçã, limão, mulungú, java, etc. E, para controlar o apetite, um dica preciosa é tomar um copo de água gelada bem lentamente, todas as vezes que tiver vontade de fumar, ou mascar um chiclete sem açúcar para controlar o desejo.

Ademais, é importante ficar de olho na qualidade dos alimentos que consome, para que sempre se sinta saciado. Isto diminui a quantidade de comida que será ingerida, mesmo com a ansiedade crescente. É recomendado consumir vegetais, verduras, sucos, vitaminas, oleaginosas e cereais.