Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais São as Contraindicações no Consumo da Canela?

A canela é um ótimo alimento para a nossa saúde. Ela é rica em antioxidantes, tem ação bactericida, controla os picos de glicose, melhora a digestão e ajuda no emagrecimento. Esta especiaria, que é originada do Sri Lanka, também diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL, e do triglicerídeos. Por isso, tomar o chá de canela ou mesmo acrescentar um pouco da especiaria em pós nos alimentos é uma excelente forma de preservar a saúde.

Mas apesar dos benefícios, algumas pessoas têm dúvidas sobre as contraindicações do consumo da canela. Afinal, qualquer pessoa pode ingerir a canela? Ela faz mal à saúde se for consumida em excesso? Posso perder o sono por causa dessa especiaria? Para acabar com as dúvidas, hoje explicaremos um pouco mais sobre os possíveis perigos no consumo da canela e quais são as contraindicações. Por exemplo, não é recomendado que grávidas consumam esta especiara.

Contraindicações da canela

Canela aumenta a pressão arterial?

Não existe uma resposta clara para essa questão porque, a longo prazo, o chá de canela pode reduzir o colesterol ruim, o LDL, e ajudar no controle da hipertensão. No entanto, como a bebida é estimulante e aumenta a circulação sanguínea, algumas pessoas podem observar uma elevação da pressão arterial. Antes de fazer uso da canela em quantidades maiores, o ideal é conversar com o seu médico para saber se ela pode ou não interferir na hipertensão.

Conheça as contraindicações do consumo de canela

Conheça as contraindicações do consumo de canela

Canela é abortiva?

O consumo do chá de canela, em grande quantidade, pode ser considerado um abortivo. E, o chá pode sim interferir na gestação porque as substâncias contidas na especiaria estimulam a contração uterina. Porém, o risco de aborto pode ser altamente prejudicial para a saúde do feto e, principalmente, da mãe.

Se você está grávida, não tome o chá de canela em nenhuma hipótese. A ingestão da canela em pó em doces e outros alimentos não é prejudicial, mas a concentração de princípios ativos do chá é bastante perigosa. Opte por outros chás, que são menos prejudiciais para o corpo.

Canela causa insônia?

Mais uma vez, não existe uma resposta definitiva. A canela acelera o metabolismo porque é termogênica. Nosso organismo precisa se desacelerar para o sono e quando estamos dormindo o metabolismo se torna bem lento. Assim, o consumo da canela pode sim interferir na qualidade do sono. Algumas pessoas, no entanto, usam a especiaria com leite para relaxar antes de dormir. Se funciona, não há problemas. A questão é evitar a canela à noite se observar agitação e perda de sono.

Outras contraindicações

Ademais, quem é diabético e faz uso de medicação para reduzir a glicose precisa tomar cuidado com o chá de canela pois a combinação dos dois pode abaixar demais os níveis de açúcar no sangue, levando ao coma. Também, a canela é um anticoagulante natural, uma vez que possui a cumarina, um anticoagulante natural. Por isso, ela não deve ser consumida juntamente com anticoagulantes alopáticos.

Ainda, pessoas com síndrome do intestino irritável ou úlceras devem fazer uso moderado do chá de canela para evitar agressões às paredes do estômago.

Quais são os benefícios da canela?

Já foi dito acima muito acerca da contraindicação do consumo da canela. Porém, agora iremos falar acerca dos benefícios da canela. Como mencionado, a canela previne e controla a diabetes, conforme foi publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos. Também, sabe-se que esta especiaria diminui, além do colesterol total, o LDL, que é o colesterol ruim.

E, de acordo com a American Diabetes Association, há grande redução dos níveis de triglicérides, após 40 dias consumindo a canela, constantemente. E, como a canela possui compostos fenólicos, ela pode neutralizar os radicais livres, exercendo um efeito antioxidante.