Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar Receitas de Xaropes Caseiros?

O xarope é uma substância que possui grandes quantidades de açúcar em sua fórmula. O açúcar aumenta a viscosidade da bebida, além de funcionar como conservante. Quando falamos de remédios caseiros, os xaropes são principalmente utilizados para tratar dos males respiratórios, como tosses, gripes e resfriados. Por ser uma bebida mais espessa, o xarope alivia a sensação de irritação e limpa a garganta. Além disso, as propriedades específicas das ervas utilizadas na fabricação do xarope amenizam os sintomas de várias doenças.

É muito indicado para as crianças, especialmente por contar açúcar na composição, deixando um gosto agradável, facilitando a ingestão pelos pequenos, que quase sempre fogem dos remédios amargos. Eles podem ser preparados em casa, de forma bem simples. Normalmente utilizamos água, açúcar e as ervas recomendadas. A mistura é levada ao fogo para que cozinhe e pode ser conservada em um recipiente de vidro por vários dias. A dosagem varia de planta para planta e não devemos usar mais que o recomendado, para evitar possíveis efeitos colaterais.

Se você se interessou pelo preparo do xarope, separamos algumas receitas recomendadas para diferentes enfermidades. Veja como preparar alguns xaropes!

Receitas de Xaropes Caseiros

Além das tosses, gripes e resfriados, os xaropes caseiros também podem ser utilizados no tratamento da cólica, bronquite, azia, prisão de ventre, má digestão e outros problemas. Os xaropes feitos em casa são menos agressivos para o nosso corpo, pois são feitos de forma mais natural, sem conservantes e outros aditivos químicos. Além disso, custam muito menos que o xarope comprado nas farmácias.

Os xaropes podem ser utilizados para diversos fins, como tratamento de doenças respiratórias, dores em locais específicos no corpo, como intestino, ouvidos, etc. Ainda, estes são medicamentos mais baratos que, por vezes, podem ser preparados com os ingredientes que estão na sua própria casa. Abaixo, confira algumas das receitas mais comuns e saiba como prepara-las.

Xarope Caseiro

Xarope Caseiro

Gripe

Existem muitas receitas diferentes para tratar a gripe. O xarope de guaco e o xarope de mel e agrião são boas opções para melhorar a gripe e outras doenças respiratórias. Você também pode utilizar o xarope feito com maçã, cenoura e limão:

  • ½ maçã
  • ½ cenoura picada
  • Suco de 2 limões
  • ½ copo de água
  • 1 xícara de mel

O preparo é fácil: bata todos os ingredientes no liquidificador e tome de 3 a 4 colheres do xarope por dia.

Dor de garganta

Quem sofre com as dores de garganta pode recorrer ao xarope de abacaxi. Uma outra opção é o xarope de flor de laranjeira:

  • 3 colheres de sopa de flor de laranjeira
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão cortado em quatro partes
  • 1 xícara de chá de mel

Para preparar o xarope, macere as flores de laranjeira, o alho e o limão e depois despeje o mel sobre a mistura. Deixa a mistura descansar por 12 horas, depois esprema e passe por um pano limpo. Recomenda-se 2 colheres do xarope por dia, uma pela manhã e outra pela noite.

Bronquite

A bronquite é causada por uma alergia, por isso pode ser chamada também de bronquite alérgica. Esta receita contém cebola, que é anti-inflamatória, e o limão, açúcar mascavo e o mel contêm propriedades expectorantes que ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias respiratórias:

  • 1 cebola grande
  • Suco puro de 2 limões
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de mel

Corte a cebola em rodelas e coloque em um recipiente, colocando o mel em seguida. Junte o suco dos limões e o açúcar mascavo. Misture tudo, tampe o recipiente com um pano e deixe descansando por um dia inteiro. Coe o xarope para retirar os pedaços de cebola e já está pronto para tomar! Tome uma colher de sopa do xarope três vezes ao dia.