Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são os Remédios Caseiros para Sinusite?

A sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face, na região do crânio. Os sintomas mais comuns são congestão nasal, dificuldade para respirar, dores de cabeça, na testa e maçã do rosto, febre, cansaço, tosse e coriza. Comumente, a sinusite é muito incômoda, e pode trazer muitas dores e impossibilitar o afetado de realizar atividades normais do dia-a-dia.

A sinusite pode ser ocasionada por infecções, como as causadas por vírus, fungos e bactérias, ou também por alergias. Ademais, esta doença pode ser aguda, quando dura menos do que 12 semanas, ou crônica, quando a inflação dos seis nasais dura mais do que 12 semanas. Algumas receitas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Veja como prepara-las para combater a inflamação.

Receitas Caseiras para Sinusite

Solução Salina

Um dos tratamentos caseiros mais eficazes para a sinusite é a solução salina. Ela pode ser adquirida em farmácias, já pronta, ou pode ser feita em casa, para que não sejam utilizados conservantes ou produtos químicos.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar

Modo de preparo: Para o preparo caseiro, é necessário misturar o litro de água fervida com uma colher de sal e uma colher de açúcar. Depois de misturar bem, a solução deve ser armazenada em um gotejador esterilizado.

A dica é pingar 2 ou 3 gotas da solução nas duas narinas várias vezes ao dia. A mistura ajuda a limpar as vias áreas, amolecendo o muco e facilitando sua eliminação. Os resultados são observados após alguns dias de uso, ou seja, a dor de cabeça não vai desaparecer logo após a aplicação. A solução salina ainda traz alívio imediato para a congestão nasal.

Sinusite

Seios da face inflamados e com catarro

Inalação Com Alecrim

Outra receita natural para aliviar os sintomas da sinusite é a inalação com alecrim. Esta planta possui propriedades antibióticas, o que combate as inflamações ocasionadas por bactérias.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de alecrim
  • 1 cebola fatiada
  • 1 litro de água
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo: Junte todos esses ingredientes em uma panela de vidro ou esmaltada e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, mantenha o cozimento em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Então desligue, coe e coloque em um recipiente para inalação.

Use uma toalha limpa ou um pano em volta do nariz e da boca para facilitar a inalação. Aspire o vapor do chá quente várias vezes, até sentir que as vias aéreas estão se descongestionando. Se for o caso, aqueça a mistura novamente para repetir o procedimento durante o dia.

Inalação Com Eucalipto

Assim como alecrim, o eucalipto ajuda a limpar as vias aéreas, melhorando a congestão nasal e a dificuldade para respirar. Ainda, esta planta possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, o que é ótimo para combater a infecção.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo: Primeiro, é importante mencionar que não deve-se confundir o óleo essencial de eucalipto com a essência vendida em supermercados. O óleo essencial deve ser adquirido em lojas de aromaterapia ou farmácias especializadas.

Para preparar a inalação, ferva a água. Depois junte os demais ingredientes e misture bem. A forma de aspiração dos vapores é igual à receita anterior: coloque a mistura quente em uma bacia, cubra a cabeça e respire profundamente pelo nariz.

Suco de espinafre

Caso não queira realizar uma inalação ou limpeza, o suco de espinafre é uma ótima opção, visto que a planta possui propriedades anti-inflamatória e descongestionante. Logo, além de tratar a infecção, o espinafre também atua na excreção de muco, o que diminui os sintomas da sinusite. A receita abaixo mostra uma receita com laranja, um ingrediente que fortalece o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 1 xícara e meia de suco de laranja natural.
  • 1 xícara de espinafre.
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes em um liquidificador, adicionando gelo, caso deseje, e bata. Após isto, coe o suco com uma peneira e o tome todos os dias de manhã, enquanto os sintomas da sinusite perdurarem.