Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais os Melhores Remédios Naturais Para Cólicas?

As mulheres que sofrem com a cólica menstrual sabem o quanto o problema é incômodo. Como se já não bastassem os sintomas da tensão pré-menstrual, a menstruação costuma vir acompanhada de fortes dores na região abdominal e outras partes do corpo. Vários medicamentos são comercializados para reduzir o desconforto, mas, além deles, existem também as opções naturais. Chás com efeito relaxante e analgésico são muito bons para quem tem cólicas todos os meses.

Algumas boas receitas para combater a cólica são o Chá de artemísia, arruda, sálvia, losna e aroeira, Xarope de camomila e alecrim, Suco de gengibre e maçã, Chá de calêndula, Chá de alecrim, erva-doce e calêndula, dentre outras. Também vale a pena conferir as Dicas e Receita Para Cólica Menstrual. Além dessas sugestões, hoje vamos falar um pouco sobre as melhores opções naturais para acabar com a dor da cólica menstrual.

Receitas para combater a cólica

A cólica menstrual é algo que pode ser muito incômodo, para as pessoas que as sentem com mais intensidade. Em alguns casos, a dor na região do ventre, devido às contração uterina, é tão forte que pode ocasionar ânsia de vômito e impedir a pessoa que realizar certas tarefas simples do dia-a-dia.

Muitas mulheres optam por utilizarem remédios que evitam e tratam a dor, como anticoncepcionais, remédios para a dor, etc. Porém, realizar o uso constante destes remédios podem ser prejudiciais a saúde, proporcionando o desenvolvimento de outros possíveis problemas, como trombose, etc.

Saiba quais são os remédios naturais para tratar as cólicas menstruais.

Por isto, recomenda-se, caso seja benéfico e possível, utilizar os remédios naturais. Abaixo, iremos indicar certas plantas que podem ser utilizadas para tratar as cólicas menstruais de forma mais natural e benéfica para o corpo.

Valeriana

A pesquisa feita na Universidade Hungkuang, em Taiwan, observou os efeitos benéficos da valeriana em estudantes nos dois primeiros dias da menstruação. Após a análise, os pesquisadores concluíram que a planta pode atenuar a dor se for consumida com certa regularidade. A ação analgésica explica esses resultados.

Para fazer o chá de valeriana é preciso de 10 g de raiz de valeriana e 500 ml de água. Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver durante 10 minutos. Depois, deixe repousar por 5 minutos, coe e beba 2 xícaras por dia. No caso de insônia, o chá deve ser ingerido até 30 minutos antes de dormir.

Erva Doce

Outra ótima opção natural para tratar a cólica é a erva-doce. Outro estudo, realizado no Irã, comparou o efeito do consumo da erva doce com o de remédios tradicionalmente usados para acabar com a cólica. Os estudiosos concluíram que a erva age de modo bastante semelhante ao ácido mefenâmico, que é usado em vários medicamentos para aliviar as dores.

Para fazer o chá de erva doce, coloque 1 colher de chá de erva-doce em uma xícara e cubra com água fervente. Depois, deixe descansar por cerca de 5 minutos, coe e beba a seguir.

Gengibre

O gengibre, assim como a erva-doce, tem o mesmo efeito de medicamentos feitos à base de ácido mefenâmico. As cápsulas são ótimas para quem sofre com a dor todos os meses. O chá também pode ser uma boa opção. Os resultados se devem à ação analgésica do gengibre.

O preparo do chá de gengibre é muito simples, basta adicionar a raiz da planta picada à água fervendo com cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo, deixe de repouso e coe.

Folhas de Goiabeira

Estudos também mostram que o extrato de folha de goiabeira auxilia no combate à cólica menstrual. A pesquisa feita com 197, que foram observadas durante o período de 4 meses, concluiu a folha da planta é bastante eficaz na redução das dores abdominais.

Pode-se usar, para o chá de folha de goiabeira, 1 colher de folhas secas e 500 ml de água. Coloque a água para esquentar e, depois que apresentar fervura, desligue. Adicione as folhas e coe.

Óleo Essencial de Tomilho

A pesquisa feita na Universidade de Ciências Médicas de Babol revelou que que o óleo essencial de tomilho pode melhorar a cólica. Para o estudo, 84 estudantes receberam cerca de 25 gotas do óleo durante o período menstrual e notaram melhoras consideráveis na dor. É importante salientar que o  óleo essencial tem efeitos terapêuticos, diferentemente da essência.