Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Qual o Melhor Tratamento Natural para Pedra nos Rins?

Os cálculos renais, mais conhecidos pela população como pedra nos rins, ocorrem quando há cristalização de substâncias, como sais minerais, cálcio e ácido úrico, no aparelho urinário. Essas substâncias se separam da urina, formando as pedras. Em geral, a urina possui inibidores, que impedem a formação dos cristais, mas quando esses falham por algum motivo, os cálculos podem surgir.

Cerca de 3% da população sofre com os cálculos renais. As principais vítimas são os homens, com idade entre 20 e 40 anos. O que não significa que as mulheres e/ou pessoas com menos de 20 anos ou mais de 40 não possam ser afetados pela doença. O problema causa dores fortes, devido à movimentação da pedra pelo trato urinário. Dependendo do tamanho, o cálculo será mais facilmente eliminado através da urina. No entanto, se houver dificuldade para expelir a pedra, os músculos se contrairão para eliminá-la, aumentando a dor. E, quem já passou por esse problema afirma que a dor é realmente muito intensa. Algumas pessoas chegam a vomitar por causa da dor forte.

Porém, felizmente, existem certos tratamentos naturais que podem ser utilizados para prevenir as pedras nos rins. Este tratamento pode ser até mesmo uma prevenção à cirurgia, que ocorrem em casos mais graves. Confira abaixo esta alternativa.

Tratamento Natural

Se você já procurou um médico e teve o diagnóstico de pedras nos rins, pode utilizar as ervas medicinais ao seu favor. O banho de ervas que ensinamos a seguir, ajuda o organismo a expelir os cálculos pequenos e melhora o funcionamento dos rins. E é bem fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 1 punhado de cavalinha;
  • 1 punhado de cabelo de milho;
  • 1 punhado de quebra-pedra;
  • 1 punhado de folhas de abacateiro;
  • 2 litros de água.

Modo de Preparo:  Em uma panela grande, leve a água e as folhas ao fogo, até levantar fervura. Depois, coe e coloque o líquido em uma bacia grande o suficiente para que possa sentar dentro dela. Espere esfriar um pouco e se sente na bacia.

Quebra Pedra

A quebra-pedra é ótima para melhorar o funcionamento dos rins

O banho deve ser feito 2 vezes por semana, com duração de 10 minutos cada um. Aprenda também a fazer o chá de quebra-pedra, que pode ser tomado para ajudar a expelir as pedras. Na verdade, esse chá é mais eficiente na prevenção das pedras, mas muitas pessoas afirmam sua eficácia na eliminação dos cálculos. O chá é bem amargo, mas vale a pena tomá-lo e evitar as fortes dores causadas pelas pedras nos rins.

Mais sobre as pedras nos rins

As pedras nos rins ocasionam uma condição dolorosa, pois estas obstruem o sistema urinário. O ureter, o canal de transporta a urina até a bexiga, é muito estreito. Desta forma, as partículas acabam ficando presas neste canal e, então, ocasionam uma dor incrível. Estas pedras são causadas pela acumulação de minerais como cálcio, ácido úrico e oxalato. Quando estes minerais aparecem em maior quantidade, e há pouca água para dissolvê-los, formam-se os cristais.

Comumente, as pedras nos rins causam dor na região da lombar e do baixo ventre, sangue na urina, vontade urinar toda hora e até mesmo ânsia de vômito. Há alguns gatores de risco que agravam a formação das pedras nos rins, como o uso excessivo de sal na alimentação, ingestão de pouca água, obesidade, etc.

Quem já teve pedra nos rins, tem mais chances de sofrer com a doença novamente. Por isso, é importante beber muita água (de 2 a 3 litros por dia), para evitar a formação de cálculos. A ingestão de líquidos também facilita a eliminação das pedras, quando elas têm tamanho inferior a 5 mm. Nesses casos, pode ser que a pedra seja expelida sem que a dor seja tão intensa.

Mas cumpre ressaltar que a presença de pedras no trato urinário pode causar problemas de saúde mais sérios. Caso você sinta dores ao urinar, cólicas renais ou fisgadas no baixo ventre, consulte um médico antes de se medicar.