Benefícios e Usos dos Óleos Vegetais
A utilização de óleos vegetais normalmente vem cercada de algumas polêmicas, principalmente no que se refere à saúde. Na culinária, o uso e frituras é associado a doenças cardiovasculares e ao aumento do colesterol. Por outro lado, as propriedades cosméticas de muitos óleos são bastante divulgadas. Mas, afinal, eles sãos bons ou ruins para a saúde?
Existem sim problemas que podem surgir do uso errado de certos tipos de óleo na alimentação. Porém, eles também possuem propriedades funcionais, podendo auxiliar, inclusive, na prevenção de doenças cardiovasculares e na manutenção de níveis saudáveis do colesterol. Outros agem melhorando a função cerebral e combatendo os radicais livres, além do que podem ser utilizados na hidratação da pele e dos cabelos.
Diferentes Óleos e Suas Propriedades
Vejamos alguns tipo de óleos e suas funcionalidades:
- Azeite de oliva: é um dos mais conhecidos e populares óleos do mercado. Ele tem antioxidantes poderoso que previnem envelhecimento celular precoce, prevenindo alguns tipos de câncer.
- Óleo de girassol: tem alto teor de vitamina E, que atua no combate aos radicais livres, e de vitamina K, que estimula a coagulação sanguínea e fortalece a saúde dos ossos.
- Óleo de citronela: é um antidepressivo natural, além de servir como antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante e tônico geral.
- Óleo de Coco: é um dos queridinhos dos últimos tempos, até mesmo porque muitas pessoas o usavam no controle de peso. O uso emagrecedor é discutível, mas, independente disso, ele é antioxidante, ajuda no controle do colesterol, regula a função intestinal, melhora o sistema imunológico e possui grande fator hidrante para os cabelos e a pele.
Óleos Vegetais Para Pele e Cabelos
A maioria dos óleos vegetais é ótima para promover a hidratação da pele e dos cabelos. Porém, é importante sempre observar se o óleo é 100% vegetal, já que os óleos de origem mineral podem obstruir os poros, deixar a pele ou o cabelo com aspectos gordurosos. Eles não promovem uma hidratação verdadeira,mas apenas disfarçam o ressecamento.
Para a hidratação, uma das melhores opções é óleo de coco, que é ótimo para hidratar e amaciar a pele, fazer esfoliações e também age no cabelo para controlar o frizz e as pontas secas.
Outros óleos que fornecem funções de nutrir a pele, o couro cabeludo, e até as unhas e manter os cabelos hidratados, são os de semente de uva, rosa mosqueta, argan, amêndoas doce, abacate e girassol. O óleo de rosa mosqueta também é bastante indicado para quem busca uma pele mais clara e livre de manchas.