Para que Serve o Óleo de Cártamo? Emagrece?
As “gorduras boas”, que são encontradas em algumas frutas, folhas, vegetais e flores, podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Às vezes temos a falsa impressão de que toda gordura é ruim para a saúde, o que não é verdade. Muitos tipos de gorduras podem ser fundamentais para tratar doenças, evitá-las e até mesmo ajudar no emagrecimento. É o caso do óleo de cártamo, que falaremos hoje.
O cártamo é uma planta asiática, parente do girassol e da margarida. Hoje é cultivada por toda Europa e Estados Unidos. Uma raiz profunda permite sua sobrevivência em climas mais secos. As flores são muito bonitas, de cor amarela ou alaranjada, por isso bastante usadas em decorações. Já foram usadas também como corante em cosméticos e tecidos, e até mesmo como especiaria para colorir pratos, assim como o açafrão.
Mas a plantinha ficou mesmo famosa após a descoberta do óleo poderoso retirado de suas sementes. Além de outros benefícios, o maior deles é o emagrecimento. As mulheres estão loucas atrás desse óleo que ajuda a secar as gordurinhas localizadas. E esse é exatamente o diferencial desse óleo! Ao contrário de outros óleos que secam a gordura como um todo, o óleo de cártamo se concentra nos pneuzinhos abdominais, que são os mais difíceis de eliminar.
“O óleo possui de 60 a 80% de ácido linoleico (conhecido como ômega 6) e de 20 a 40% de ácido oleico (ômega 9), duas substâncias importantes para ajudar na perda de peso”, explica a nutricionista Carla Noce, da Clínica Vitèe, no Rio de Janeiro.
Existem dois tipos de óleo: o monoinsaturado e o poli-insaturado.
Óleo monoinsaturado
O monoinsaturado é rico em ácido oleico, também conhecido como ômega-9, um ácido graxo com apenas uma insaturação na cadeia, sendo mais resistente a altas temperaturas. Por esse motivo, ele é muito usado para pratos quentes e até mesmo para frituras.
Ele substitui bem o óleo de soja, de oliva, de girassol e outros óleos hidrogenados, que são menos saudáveis ou não são tão resistentes a altas temperaturas. Ele praticamente não possui sabor, cor ou odor, o que é uma vantagem na sua utilização na cozinha.
Óleo poli-insaturado
Já o óleo de cártamo poli-insaturado é rico em ômega-6. Esse não é muito resistente a altas temperaturas e é suscetível à oxidação, podendo ficar rançoso. Essa é a forma mais encontrada do óleo de cártamo vendido como suplemento alimentício. Quando comprado, deve ser guardado em local frio e longe da luz.
Esse óleo é importante para o ser humano, pois o ômega-6 não é produzido pelo organismo. Ele precisa ser incorporado através da alimentação.
Os Benefícios do Óleo de Cártamo
Além do ômega-6 e ômega-9 presentes nesse óleo, ele ainda ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol, e evita o acúmulo de gorduras no coração, evitando assim doenças cardiovasculares.
Ele ajuda a reduzir a gordura abdominal, por isso está sendo muito usado no emagrecimento. O recomendado é tomar uma dose diária do óleo para ter os efeitos desejados.
O óleo de cártamo ainda é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger as células.
O óleo de cártamo é encontrado em casas de suplementos alimentares e também em lojas especializadas em produtos naturais ou de dietas.