Tintura de Valeriana
A valeriana (Valeriana officinalis) é uma planta medicinal bastante conhecida por seu potencial calmante. Várias pesquisas já comprovaram que o uso da erva pode ajudar no tratamento da insônia, do estresse e da ansiedade. Esses benefícios podem ser obtidos com o uso da infusão, cuja receita já ensinamos anteriormente, ou por meio da tintura. A tintura deve ser feita respeitando as quantidades indicadas. Veja a receita!

Valeriana
Você vai precisar de:
- 10 g de raízes de valerina secas
- 50 ml de álcool etílico 70%
- 1 frasco de vidro escuro com conta-gotas
Modo de Preparo:
A partir das quantidades indicadas, você pode aumentar a receita seguindo a proporção. Para preparar a tintura, basta colocar as raízes secas da valeriana em um vidro e cobrir com o álcool. A mistura deve descansar em um local fresco por 15 dias. Depois disso, é necessário coar em um filtro de pano ou de papel e guardar no frasco de vidro escuro (especial para tinturas). É importante que o frasco tenha um conta-gotas para que você possa dosar a quantidade diária recomendada da tintura. Caso queira, é possível usar cachaça em vez de álcool no preparo do remédio natural.
Posologia
Nos casos de insônia, pingue 30 gotas da tintura em um copo com água e beba 30 minutos antes de dormir. Já para melhorar o nervosismo e a ansiedade, dilua 15 gotas em água e beba 3 vezes ao dia.
Precauções
Nenhuma tintura é indicada para pessoas que não possam consumir álcool, como grávidas, crianças e alcoolistas em tratamento. Para esse pública, a melhor escolha é o chá preparado com a valeriana, que tem as mesmas propriedades. Lembramos também que a tintura comprada pronta pode ser mais eficaz, pois segue rigorosamente as quantidades recomendadas.