Abacaxi – Propriedades Medicinais
O abacaxi é a cara do verão,um símbolo da tropicalidade! Quem quer imitar Carmem Miranda é só colocar um abacaxi na cabeça! Isso se dá porque ele é uma fruta que nasce em regiões tropicais. Ele é fácil de cultivar em locais quentes e úmidos, mas hoje com as tecnologias e uso de agrotóxicos os abacaxis acabam sendo produzidos em vários países.
Geralmente os abacaxis são vendidos não no quilo mas sim a unidade, e em todo o Brasil é comum a venda porta a porta através dos carros de som. Assim como o carro da pamonha, o carro do abacaxi também é um clássico! “Olha o abacaxi! Abacaxi da massa amarela! Abacaxi de Guarapari!”
Benefícios e Propriedades Medicinais
O abacaxi tem uma enzima proteolítica chamada bromelaína ou bromelina que foi descoberta em 1892, e hoje ela é usada como um medicamento herbal. O uso da bromelina como remédio se dá pelo fato de que ela retarda o processo inflamatório, ou seja, combate as inflamações. Por isso é tão comum o uso do abacaxi em xaropes principalmente em caso de gripes, tosse e resfriados. Mas o abacaxi também é indicado para inflamações maiores como lesões musculares, inchaços e até mesmo em casos de artrite, gota e hemorroidas.
Os casos de sinusite, flebite também são indicada o uso da bromelaína.
Alguns estudos tem mostrado melhora na questão de formação de tromboses.
O Abacaxi ou Ananás (pineapple em inglês) é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero. (Fonte: Wikipedia)
Abacaxi Melhora a Digestão
É muito comum na nossa cultura usar o abacaxi como digestivo. Em almoços de feijoada ou em churrascos há sempre o abacaxi como sobremesa com a ideia de que o abacaxi corta a gordura consumida.
Realmente a Vitamina C contida no abacaxi e a enzima que ajuda a quebrar as partículas de proteína ajudam na digestão. E ao contrário do que se imagina, o abacaxi, embora ácido, não faz mal para o estômago, a não ser que a pessoa já sofra de úlcera ou gastrite.
Alergia ao Abacaxi
Algumas pessoas apresentam alergia ao abacaxi, a queixa mais comum é de que o abacaxi corta a boca, e causa feridas na língua e céu da boca. Mas há quem tenha complicações mais sérias como asfixia, manchas vermelhas pelo corpo (erupções cutânea)
Como usar o Abacaxi
O abacaxi pode ser usado cru, cozido ou em forma de sucos e doces de compota ou doce cristalizado. Pessoas com diabetes não deve comer o abacaxi em doce, pois aumenta a glicose. Uma fatia do abacaxi de 100 gramas tem cerca de 50 calorias.
Os benefícios do abacaxi ficam ainda mais potencializados quando associados com outros alimentos funcionais, como o famoso suco de abacaxi com hortelã, ou gengibre.
Como escolher o Abacaxi
Como saber se o abacaxi está maduro? Esta é uma grande dúvida de quem vai comprar o abacaxi pela primeira vez. A dica mais comum e conhecida é puxar uma das folhas da coroa e se ela se desprender facilmente é porque está maduro. Mas esta não é a única forma de constatar se o abacaxi está bom. Você deve observar o aspecto dos espinhos do abacaxi, quanto mais pontudos mais verde ele está, e quanto mais achatados melhor ele estará.
Outro grande problema é como descascar o abacaxi. Realmente não é uma tarefa fácil e demanda muito cuidado. O importante é estar com uma faca de tamanho médio e afiada, cortar a coroa e depois por o abacaxi em pé e ir cortando verticalmente as cascas. Retirando uma camada grossa para que não fique pedaços do espinho.
Você pode aproveitar as cascas, lavando-as bem e fazendo um suco, basta apenas peneirar depois.
Informações Adicionais
Nomes populares:

Abacaxi
- abacaxi,
- abacaxizeiro,
- aberas,
- ananá,
- ananás-selvagem,
- ananás,
- ananaseiro,
- nanás,
- nanaseiro
Propriedades
- A polpa e a casca são desobstruentes do fígado;
- Favorecem a digestão;
- Depuram o sangue;
- Combatem a prisão de ventre;
- Em forma de xarope são benéficos à:
- doenças respiratórias;
- bronquites;
- dores de garganta;
Precauções e Contra Indicações
- Desaconselhável durante a gravidez,
- em casos de doenças na pele
- ou para quem sofre de úlcera gástrica