Acelga – Propriedades Medicinais
A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser opacas ou brilhantes na coloração verde ou avermelhada. Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C.
A acelga tem proteínas, cálcio, fósforo, manganês, carboidratos, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitaminas A,B6, B7, C e k. Tem antioxidantes como os flavonoides e carotenoides e fibras. Atenção: a acelga tem uma substância chamada ácido oxálico que se for consumido em excesso pode prejudicar a absorção natural de cálcio que nosso organismo faz.
Benefícios da Acelga
Previne doenças cardiovasculares: A acelga tem ação anti-inflamatória prevenindo o aumento do colesterol que são não estiver com a taxa equilibrada pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) ou até um ataque do coração. A planta também equilibra a pressão arterial por manter a boa saúde dos vasos sanguíneos e o bom andamento dos batimentos cardíacos.
Previne o envelhecimento precoce: Por ser rica em antioxidantes ela retarda o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas na pele. A acelga combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce e deixa sua pele firme e saudável.
Fortifica os osso: A acelga tem vitamina K e cálcio que são substâncias nutritivas essenciais para os ossos. A acelga fortalece os ossos do nosso esqueleto, melhorando a densidade óssea e previne também seu enfraquecimento que pode resultar em uma osteoporose.
Dá saúde ao aparelho digestivo: Por ter ação antioxidante e anti-inflamatória, a acelga reduz expressivamente problemas digestivos e regula o trânsito intestinal pois elimina as toxinas do organismo. Suas fibras também promovem a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.
Combate a a diabetes: A acelga tem um antioxidante chamado ácido alfalipóico que tem a função e reduzir os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina, o hormônio que causa a diabetes. Atenção: é importante que antes de introduzir a acelga para auxiliar no tratamento da diabetes, consulte seu médico.
Promove saúde mental: Por seus componente antioxidante a acelga age como protetora das nossas células cerebrais evitando sofrerem mutação e também protegem de possíveis danos nosso DNA. Por ser rica em magnésio, a acelga ajuda a controlar o estresse, combate a insônia e previne dor de cabeça.
Melhora a visão: Dois carotenoides presentes na acelga a luteína e a zeaxantina, promovem a saúde para os nossos olhos, protegendo córneas e a retina dos olhos que na 3ª idade podem apresentar problemas como cegueira noturna, degeneração macular, glaucoma e catarata.
Deixa os cabelos mais saudáveis: A acelga tem uma substância chamada biotina ou vitamna B7 ou vitamina H. A biotina presente na planta, estimula os folículos capilares a trabalharem melhor fortalecendo a estrutura, dando brilho aos fios e evitando a queda de cabelos.
Melhora os treinos: A acelga tem um composto chamado nitrato que oxigena os músculos. A acelga promove resistência muscular durante os exercícios físicos e também dá qualidade de vida para pessoas que tenham problemas respiratórios e cardiovasculares.
Melhora a circulação sanguínea: A acelga possui dois componentes: o ferro e o cobre que auxiliam na circulação sanguínea trazendo saúde para o sistema circulatório do nosso organismo pois esses dois compostos ou minerais, fazem parte dos glóbulos vermelhos presentes no sangue. A acelga melhora a oxigenação dos órgãos internos, previne a anemia, que é a deficiência de ferro.
Diversos benefícios: A acelga é rica em fibra alimentar e auxilia no bom funcionamento do intestino, aliviando os episódios de constipação. Ela também melhora nosso sistema imunológico, evitando várias doenças. A acelga também combate a cistite e como já comentado acima, elimina problemas estomacais. Tem ação expectorante, o que ajuda na eliminação de catarros, auxilia no tratamento de neurites e anúria, falta de urina na bexiga.
A acelga combate problemas de hemorroidas e também elimina manchas roxas que surgem na pele. Por conter clorofila, a plantas tem demonstrado eficácia em bloquear agentes cancerígenos no organismo. Curiosamente, ela também é eficaz no tratamento de micoses por sua propriedade anti-oxidante e anti-inflamatória.
Contra-indicações
Não deve ser consumida por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes. Utilizar moderadamente pois pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo.
Propriedades
- Ajuda na formação do esmalte dos dentes,
- na resistência aos vasos sanguíneos,
- na conservação da pele,
- a aumentar a resistência dos ossos e dentes;
- Combate a asma,
- cálculos biliares,
- chagas,
- furúnculos,
- Melhora o intestino,
- cólicas,
- colite,
- problemas no fígado,
- o aparelho digestivo,
- gastrites,
- gota,
- hemorragias intestinais,
- hemorróidas,
- nefrite,
- prisão de ventre,
- úlceras,
- Utilizada em regimes e dietas