Aipo – Propriedades Medicinais
O Salsão ou Aipo (conhecido pelo nome científico Apium graveolens) é uma planta aromática e alimentícia pertencente à família das Apiáceas. Um fato interessante sobre o Aipo é todas as suas partes podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas. A raiz do Aipo é empregada no cozimento de sopas e caldos, o caule em saladas e no coquetel Bloody Mary, e as folhas como condimento para um vasto gama de receitas.
Sendo uma planta bastante popular, o Aipo também é conhecido como: Aipo do Rio Grande, Aipo d’Água, Aipo Doce, Aipo Bravo, Aipo Hortense, Aipo dos Pântanos, Aipo Rebano, Aipo Silvestre, Celeri, Ápio, Aipo Cultivado, Salsão, Sansão e Salsão Selvagem
Nesse artigo, você conhecerá mais sobre o Aipo, seus benefícios para a saúde, propriedades medicinais e possíveis efeitos colaterais. Boa leitura!
Aipo
A pé de Aipo possui uma base subterrânea de onde surgem as folhas e flores, as quais podem atingir de 15 a 30 cm de altura. Cada 100 gramas de Aipo possuem apenas 21 calorias, além de se tratar de um ótimo diurético natural, sendo muito indicado para o emagrecimento saudável.
Devido às suas folhas frondosas, na antiguidade o aipo era utilizado em arranjos decorativos, em conjunto com rosas e lírios. Seu nome vem do latim graveolens, que significa “aroma forte”, indicando o cheiro intenso que emana de todas as partes do Aipo.
Crescido no norte e na região de Paris, o aipo está disponível a partir de meados de setembro a final de abril, e apresenta sua melhor forma no Outono. Planta herbácea, de colheita anual ou bianual, os pés de Aipo são capazes de atingir até 60cm de altura.
Aipo – Propriedades Medicinais
Até a época do Renascimento, o Aipo não era usado como alimento, mas sim para fins medicinais sendo um ótimo estimulante do sistema nervoso e pela crença de que a planta possui efeitos afrodisíacos.
Além disto, o Aipo ainda possui como propriedades medicinais:
- Antioxidante
- Depurativo do sangue
- Digestivo
- Estimulante
- Expectorante
- Tônico
Aipo – Principais indicações e Benefícios
O Aipo é rico em fibras e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Contando com uma combinação de Vitamina C, cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo e Magnésio, o Aipo também ajuda a:
- Regular o ácido úrico
- Combater as más digestões
- A bronquite asmática
- O cálculo biliar
- Expectorar o catarro
- Tratar a laringite
- Curar Anemia por falta de ferro
- Disenteria
- Diurese
O Aipo ainda pode ser usado de forma preventiva, evitando que sejam contraídas doenças, como:
- O Escorbuto
- A Xeroftalmia
- O Reumatismo
Aipo – Como consumir?
O Aipo pode ser consumido cru em fatias nas saladas e no preparo de chás ou sucos. Há ainda uma série de receitas onde o Aipo pode ser adicionado como condimento. São algumas delas:
- Nas almôndegas
- Cremes
- Molhos
- Sopas
- Salgados
Aipo – Como armazenar?
Mesmo que seja possível armazenar o Aipo na geladeira por dias, não é indicado guardá-lo por mais de 3 ou 4 dias. Isso porque o Aipo perde seus nutrientes muito facilmente. Antes de armazená-lo, lave bem e ponha ele em um saco ou sacola plática.
Receitas com Aipo
Chá de aipo
Ingredientes:
- 20 gramas de Aipo (pode ser utilizada qualquer parte da planta)
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Despeje o Aipo na água fervente, tampe o recipiente, aguarde alguns minutos para que a mistura seja feita, coe o Aipo e beba.
Aipo refogado
Ingredientes:
- Talo e folhas de aipo fatiadas
- Alho, cebola e azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Coloque o alho, a cebola e o azeite e em uma panela e deixe dourar. Acrescente em seguida o Aipo, deixando-o dourar por mais alguns minutos. Acrescente um pouco de água, tempere a gosto e apague o fogo. Aguarde alguns instantes para a mistura respirar. Seu Aipo refogado está pronto para o consumo!
Como usar o Aipo como remédio caseiro
Além das receitas gastronômicas deliciosas que podem ser preparadas com o Aipo, o vegetal ainda pode ser utilizado para receitas medicinais caseiras. Veja algumas:
- Contra acidez estomacal: Pode-se triturar o Aipo em um processador de alimentos ou liquidificador e tomar este suco concentrado sempre que a acidez estomacal estiver excessiva
- Ácido úrico elevado: Recomenda-se tomar o chá de aipo de 2 a 3 vezes diárias quando necessário
- Soltar o catarro: Misturar o suco de Aipo com uma colher de mel até que o catarro seja expectorado
- Rouquidão: Realizar gargarejos com o chá de Aipo.
- Frieira: Utilizar um pilão para triturar as folhas de aipo até que se forme uma pasta. Pode-se espalhar esta pasta na região frieira de 2 a 3 vezes ao dia.
Aipo – Contraindicações e efeitos colaterais
O consumo de Aipo não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:
- Mulheres grávidas
- Lactantes
- Diabéticos
- Pessoas com problemas nos rins
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo do Aipo é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo ou desenfreado da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como:
- Irritação
- Vômitos
- Insuficiência renal
Por isso, como em todo caso de tratamento com plantas medicinais, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam postos em prática.
O que achou deste conteúdo? Nos conte a sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios e possibilidades do Aipo!