Quais são as Propriedades Medicinais do Alecrim?
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Várias outras espécies também recebem o nome de alecrim, no entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois gêneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.
O alecrim também pode ser chamado de Erva da recordação e Rosmarino. E, esta planta não é utilizada somente para culinária ou produção de produtos estéticos. Na verdade, o alecrim possui diversas propriedades medicinais, podendo combater a tosse e gripe, devido às propriedades expectorantes, além de auxiliar no tratamentos de dores, pois é também analgésico. Conheça abaixo todas as propriedades medicinais do alecrim e como ele é utilizado.
Propriedades Medicinais do Alecrim
O alecrim é uma planta muito versátil pois, além de atuar na culinária e na estética, também pode ser usado para fins medicinais. Esta planta é digestiva, diurética, antidepressiva, antisséptica, tonificante para tônico do coração e estômago, excitante, antioxidante, anti-inflamatória e analgésica.
Logo, devido à todas estas propriedades, o alecrim pode ser utilizado para combater gases, tratar doenças do fígado, rins, intestino e a menstruação irregular, combater a tosse, asma, coqueluche, gripe, febres e contusões. Ainda, alivia reumatismos, cura feridas, diminui dores de dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele, melhora o sistema imunológico e previne infecções. É importante evitar o uso durante a gravidez, em caso de epilepsia e se o uso for excessivo, pode causar gastroenterites ou nefrites.
O alecrim tem um aroma incrível e é usado em vários tipos de situações, seja em produtos de beleza, em aromaterapia mas é usado também como condimento, muito usado para tempero de carnes de porco. Para um cheiro especial no seu assado, coloque ramos de alecrim sobre a carne ao levar para o forno. O cordeiro também é muito bem acompanhado do sabor forte e amadeirado do alecrim. O alecrim pode ser usado fresco ou seco. Uma boa dica é jogar ramos de alecrim na brasa do churrasco para dar aroma às carnes.
Se você tem vontade de plantar alecrim em casa, veja que é muito simples o cultivo. Clique neste link para saber como plantar o alecrim. O alecrim transformou-se num clássico quando foi imortalizado pela música “Alecrim Dourado”, recentemente recuperada na memória das pessoas.
Outro fato interessante sobre o alecrim é que ele é chamado de erva da mente, erva da alegria e erva da felicidade. As razões sobre este efeito não são muito certas, mas talvez por estimular a circulação e melhorar o fígado, esta erva fortalece o centro vital e faz um bem danado! É indicado chá de alecrim para melhorar a mente após momentos de estresse ou desgaste mental.
Outro fator sobre o alecrim é a sua capacidade de fazer as pessoas sentirem alegria, há pouco tempo foi divulgado um chá da alegria, com uma mistura de muitas ervas, mas chego a pensar, que podemos dispensar todas as demais e ficar só com o alecrim. Algo acontece que quando se toma o chá de alecrim, algo de bom nasce em nós e realmente nos sentimos melhor, o que faz muita gente tratar a depressão com o aroma do alecrim. Há uma lenda que diz que Maria, mãe de Jesus, na fuga para o Egito, colocou o menino para descansar sobre um campo de alecrim, e o menino Deus suspirou de alegria, ela bendisse o alecrim, dizendo que a partir de então, ele teria flores azuis em homenagem ao manto dela, e que seus ramos teriam o aroma da santidade e exalariam alegria.