Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são as Propriedades Medicinais do Alecrim?

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Várias outras espécies também recebem o nome de alecrim, no entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois gêneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.

O alecrim também pode ser chamado de Erva da recordação e Rosmarino. E, esta planta não é utilizada somente para culinária ou produção de produtos estéticos. Na verdade, o alecrim possui diversas propriedades medicinais, podendo combater a tosse e gripe, devido às propriedades expectorantes, além de auxiliar no tratamentos de dores, pois é também analgésico. Conheça abaixo todas as propriedades medicinais do alecrim e como ele é utilizado.

Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim é uma planta muito versátil pois, além de atuar na culinária e na estética, também pode ser usado para fins medicinais. Esta planta é digestiva, diurética, antidepressiva, antisséptica, tonificante para tônico do coração e estômago, excitante, antioxidante,  anti-inflamatória e analgésica.

Logo, devido à todas estas propriedades, o alecrim pode ser utilizado para combater gases, tratar doenças do fígado, rins, intestino e a menstruação irregular, combater a tosse, asma, coqueluche, gripe, febres e contusões. Ainda, alivia reumatismos, cura feridas, diminui dores de dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele, melhora o sistema imunológico e previne infecções. É importante evitar o uso durante a gravidez, em caso de epilepsia e se o uso for excessivo, pode causar gastroenterites ou nefrites.

O alecrim tem um aroma incrível e é usado em vários tipos de situações, seja em produtos de beleza, em aromaterapia mas é usado também como condimento, muito usado para tempero de carnes de porco. Para um cheiro especial no seu assado, coloque ramos de alecrim sobre a carne ao levar para o forno. O cordeiro também é muito bem acompanhado do sabor forte e amadeirado do alecrim. O alecrim pode ser usado fresco ou seco. Uma boa dica é jogar ramos de alecrim na brasa do churrasco para dar aroma às carnes.

Conheça as propriedades medicinais do Alecrim

Conheça as propriedades medicinais do Alecrim

Se você tem vontade de plantar alecrim em casa, veja que é muito simples o cultivo. Clique neste link para saber como plantar o alecrim. O alecrim transformou-se num clássico quando foi imortalizado pela música “Alecrim Dourado”, recentemente recuperada na memória das pessoas.

Outro fato interessante sobre o alecrim é que ele é chamado de erva da mente, erva da alegria e erva da felicidade. As razões sobre este efeito não são muito certas, mas talvez por estimular a circulação e melhorar o fígado, esta erva fortalece o centro vital e faz um bem danado! É indicado chá de alecrim para melhorar a mente após momentos de estresse ou desgaste mental.

Outro fator sobre o alecrim é a sua capacidade de fazer as pessoas sentirem alegria, há pouco tempo foi divulgado um chá da alegria, com uma mistura de muitas ervas, mas chego a pensar, que podemos dispensar todas as demais e ficar só com o alecrim. Algo acontece que quando se toma o chá de alecrim, algo de bom nasce em nós e realmente nos sentimos melhor, o que faz muita gente tratar a depressão com o aroma do alecrim. Há uma lenda que diz que Maria, mãe de Jesus, na fuga para o Egito, colocou o menino para descansar sobre um campo de alecrim,  e o menino Deus suspirou de alegria, ela bendisse o alecrim, dizendo que a partir de então, ele teria flores azuis em homenagem ao manto dela, e que seus ramos teriam o aroma da santidade e exalariam alegria.