Alfarroba – Propriedades Medicinais
A alfarroba é o fruto da planta conhecida como alfarrobeira (Ceratonia siliqua). A árvore é originária da região mediterrânea e pode chegar a 20 m de altura. Seu fruto é protegido por vagens (ver imagem) e são bastante adocicados, sendo usados no preparo de doces e de chocolate.
As primeiras referências ao uso da alfarroba surgem na Mesopotâmia antiga (onde hoje é o atual Iraque). As vagens da planta foram usadas na região para o preparo de sucos e doces, com grande apreciação entre os mesopotâmios. Vários textos antigos fazem menção ao cultivo da alfarrobeira nos países do Oriente Médio e do Norte da África.
Indícios apontam que os romanos mastigavam as vagens secas da alfarroba, por causa do sabor adocicada. Acredita-se também que as sementes foram usadas pelos egípcios na preparação das múmias, pois algumas foram encontradas nos túmulos dos faraós. Já no século XX, durante a Segunda Grande Guerra, os soldados consumiam a alfarroba seca como forma de suplementar a alimentação.
Curiosidade: a palavra quilate, usada como unidade de medida para metais preciosos, se refere às sementes da alfarroba. Durante muito tempo, o ouro e as pedras preciosas eram pesados contra as sementes. Mais tarde, a expressão também passou a ser usada para se referir à pureza do ouro.
Nomes Populares:
- pão-de-joão
- pão-de-são-joão
- figueira-de-pitágoras
- figueira-do-egito
Propriedades:
A alfarroba é um alimento saudável e bastante nutritivo:
- Contém vitamina B1, que estimula o bom funcionamento dos músculos e do coração, além de melhorar o sistema nervoso e o raciocínio;
- Também é fonte de vitamina B2, que participa do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos durante a digestão;
- Possui vitamina A, substância fundamental para a formação dos dentes e dos ossos, bem como para a boa saúde da visão;
- Ainda é rica em cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio.
O chocolate feito com a alfarroba é tido como opção mais saudável em relação aos chocolates comuns, por conter menos gorduras e açúcares mais benéficos. O consumo do doce é indicado em dietas de emagrecimento.