Alfazema – Propriedades Medicinais
As Lavandas, popularmente conhecidas como Alfazemas, são plantas do gênero Lavandula, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. As Alfazemas são pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os sub-arbustos. O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Entre essas, as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis).
As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida.
As Alfazemas, ou Lavandas, são plantas muito populares no Brasil e na região ocidental do planeta. Por esse motivo, são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região. Veja aqui os nomes populares mais comuns para essa espécie de plantas:
- Alfazema
- Lavanda
- Lavande
- Lavândula
Nesse artigo você conhecerá as propriedades medicinais, as principais indicações e benefícios e os efeitos colaterais e contraindicações mais importantes da Alfazema. Boa leitura!
Alfazema – Propriedades Medicinais

Alfazema – Propriedades Medicinais
A Alfazema está entre as plantas mais conhecidas do mundo. Com isso, a Alfazema também é um item de grande interesse pelos pesquisadores da botânica.
Veja aqui a lista completa das propriedades medicinais já comprovadas pela ciência da Alfazema.
- Analgésica
- Antidepressiva
- Anti-inflamatória
- Antisséptica
- Aromática
- Calmante
- Sedativa
- Sudorífica
- Excitante
- Repelente
Com aroma diferenciado que conquistou pessoas ao redor de todo o mundo, a Alfazema é uma das plantas mais utilizadas na indústria dos perfumes e dos desodorantes.
Algumas populações afirmam, ainda, que a Alfazema possui ação expectorante, energética e antibiótica. Entretanto, essas propriedades não foram suficientemente testadas pela ciência para entrarem na lista oficial das propriedades da planta.
Alfazema – Benefícios e Indicações

Alfazema – Benefícios e Indicações
Sendo amplamente estudada por diversos botânicos ao redor do mundo desde o século passado, a Alfazema possui uma lista bastante grande de benefícios já comprovados para a saúde humana.
Veja aqui quais quadros clínicos e quais problemas de saúde podem ser tratados, amenizados ou prevenidos com o auxílio natural da Alfazema.
- Repele insetos
- Cura picadas de insetos e de alguns animais peçonhentos
- Combate anemia
- Trata acne
- Trata problemas aéreos, como:
- Asma
- Bronquire
- Catarro
- Gripe
- Resfriado
- Sinusite
- Tosse
- Funciona como tônico capilar
- Limpa, amacia e hidrata a pele inflamada
A ação calmante da Alfazema faz com que essa planta trate de forma adequada problemas associados ao sistema nervoso e a inteligência emocional. A Alfazema alivia:
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Estresse
- Hiperatividade
- Depressão
- Desânimo
- Falta de vitalidade
A ação calmante da Alfazema trata problemas de insônia, devolvendo aos seus adeptos a qualidade de sono durante as noites.
O efeito analgésico e relaxante da Alfazema faz dela uma alternativa importante para aqueles que sofrem com diversos tipos de dor. Por exemplo:
- Cólicas menstruais
- Dores musculares
- Dores de ouvido
- Dores de dente
- Dores digestivas
- Dores reumáticas

Alfazema – Contraindicações
Alfazema – Efeitos Colaterais e Contraindicações
Em doses excessivas, a Alfazema é desaconselhada – assim como qualquer outro tratamento. Quando consumida de forma inadequada ou em doses altas, a Alfazema pode causar alguns efeitos colaterais, tais como:
- Sonolência
- Irritação no estômago
Veja aqui quais pessoas devem se manter longe da Alfazema.
- Pacientes com úlceras
- Gestantes
- Lactantes
O que achou desse conteúdo? Conhecia todos os benefícios da Alfazema? Deixe um comentário e divulgue essa dica com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.