Angico – Propriedades Medicinais
Angico e Monjoleiro é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira. Em muitos países a madeira de boa qualidade é usada para a fabricação de móveis e outros objetos.
Além de ter uma madeira de boa qualidade, o angico também tem muitas propriedades medicinais em sua casca, por isso é muito usada pela medicina popular.
Nomes Populares do Angico
Os nomes das plantas podem mudar de uma região para outra, de acordo com os costumes. Veja alguns nomes populares do angico por todo o Brasil:
- acácia angico,
- acácia virgem,
- angico,
- angico bravo,
- angico castanho,
- angico de casca,
- angico do campo,
- angico fava,
- angico preto,
- angico rajado,
- arapiraca,
- cambuí,
- cambuí ferro,
- corupa,
- guarapiracaí,
- paricá.
Propriedades Medicinais da Planta
Como foi dito acima, nas cascas do tronco do angico podemos encontrar diversas propriedades medicinais. Os constituintes da planta que são responsáveis pelos benefícios medicinais são corante, mucilagem, resina e taninos, que contribuem para as boas propriedades da planta.
A casca pode ser usada em forma de goma dissolvida. Esse remédio natural pode ser aplicado no tratamento da tosse, da bronquite, da asma e das demais doenças respiratórias.
Também é possível fazer um xarope utilizando a casca de angico. Esse xarope pode ser usado para tratar a diarreia, a disenteria e as anginas (dores no peito devido fraqueza no coração).
É útil também como adstringente, depurativo e hemostático (estanca hemorragias).
As propriedades medicinais do angico também atuam em leucorreias e nas gonorreias. Por isso é uma planta que pode ser usada em diversas áreas da saúde.
Chá de Angico – Receita
Além da goma e do xarope, pode-se aproveitar os benefícios do angico fazendo um chá muito fácil e rápido. Para fazer o chá de angico você vai precisar de:
- 1 litro de água
- 1 colher (de sopa) de casca de angico
Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo, até que levante fervura. Assim que ferver, desligue o fogo e adicione as cascas de angico. Mexa por alguns segundos e depois tampe, deixando em infusão por dez a quinze minutos. Depois é só coar e adoçar com mel ou açúcar mascavo, se achar necessário.
Beba uma xícara do chá três vezes ao dia.
Precauções e Contraindicações
O uso em excesso do angico pode causar lesões no septo e na boca. Por isso, siga sempre as recomendações médicas ou da receita natural que você seguiu.
As mulheres grávidas ou que estão amamentando seus filhos não devem tomar o chá de angico, pois nesses casos ele pode ser tóxico.
As folhas de angico secas e as suas sementes podem ter efeitos alucinógenos, por isso os remédios caseiros devem ser feitos utilizando-se a casca, como ensinado acima. Muito cuidado ao pegar as cascas, para que folhas secas não se misturem. Quem tem gado ou outros animais de estimação deve manter longe dessa planta, pois pode ser tóxica se for consumida pelos animais.