Arnica – Propriedades Medicinais
Arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes, herbáceas, que pertencem à família das Asteráceas (Asteraceae). O nome arnica significa “pele de cordeiro”, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas. Este gênero circumboreal e montanhoso floresce, em sua maioria, nas regiões temperadas da América do Norte ocidental. Duas espécies são originárias da Eurásia (A. angustifolia e A. montana).
Várias espécies, como Arnica montana e Arnica chamissonis contém helenalina, uma lactona que é um ingrediente essencial em preparados anti-inflamatórios provenientes de contusões. (Fonte: Wikipedia)
Benefícios
A arnica montana, ou arnica do mato, ou arnica do campo é uma planta muito usada na homeopatia e na cultura popular brasileira de benzedeiros e curandeiros. Antigamente era muito comum as pessoas terem em casa um vidro com álcool ou cachaça junto com as flores da planta, e em caso de contusões, alergia a picadas de insetos, dores, qualquer coisa, faziam a compressa com a arnica. Era mesmo um santo remédio mas o cheiro era realmente de lascar! Mas era um analgésico e um anti-inflamatório sempre às mãos, principalmente em tempos que o acesso à médicos era difícil e o que restava era a medicina alternativa mesmo.
O poder anti-inflamatório da arnica conquistou os grandes laboratórios e hoje você pode encontrar pomadas, gel, emulsões de arnica com facilidade à venda em farmácias através de fabricantes de renome como a marca Weleda e Almeida Prado.
Os comprimidos de arnica montana são vendidos como forma de preparação para cirurgias (pré operatório) e pós cirurgias (pós operatório). Isso porque ajuda na cicatrização, evita hematomas, ajuda a desinchar e trata as luxações. Leia a bula antes de usar para saber a posologia indicada. Crianças também podem fazer uso.
As pomadas de arnica são indicadas para aliviar dores de reumatismo, gota e artrite, dores nevrálgicas. Dores nos ombros, costas, causada por tensões musculares. E até mesmo dores no peito. A Weleda vende arnica em gotas, além da versão em comprimidos.
Para as mamães que estão amamentando e sentindo dores nas costas o gel de arnica pode ser usado de forma tópica, mas não é recomendado a ingestão. Mas durante a gestação as grávidas devem sempre tomar muito cuidado com o uso de plantas medicinais pois algumas são abortivas, pois provocam contração uterina e podem causar hemorragias e vômitos. Por isso é considerado que a arnica aborta sim.
Nomes Populares:
- arnica das montanhas,
- arnica verdadeira.
Propriedades:
- É analgésica,
- anti-inflamatória,
- estimulante,
- tônica,
- Trata as contusões,
- distensões musculares,
- dores provenientes de várias causas (musculares, articulares, reumáticas, de entorse, de contusões),
- entorse,
- ferimentos,
- furunculose,
- edemas,
- hematoma,
- inflamações,
- inchaço,
- reumatismo,
- traumatismos.
Precauções
- O uso interno deve sempre ser feito sob orientação médica. O Chá das folhas pode ser tóxico causando vômitos, dores abdominais, abortos, bolhas na pele e aumento da pressão arterial.
- Não utilizar em feridas expostas, sem pele.