Aveia – Propriedades Medicinais
Avena L. (Aveia) é um gênero botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Pooideae, tribo Aveneae. O gênero é composto por aproximadamente 450 espécies. As espécies de Avena mais cultivadas são Avena sativa e Avena byzantina.
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
Benefícios da aveia
A aveia é um super alimento rico em fibras, dá um bom funcionamento ao aparelho digestivo pois elimina as toxinas trazendo saúde também para o intestino, proporcionando uma pele bonita. Ela também estimula a produção de colágeno e elastina, os dois juntos dão elasticidade à pele, hidratação e maciez.
A aveia é protetora da pele e por conter ácidos avênico, salicílico, pantotênico, beta-glucanos, silício, aminoácidos e vitaminas B1 e B2. A propriedade hidratante da aveia serve para peles normais, sensíveis e irritadas e cria uma barreira de proteção que dificulta o ressecamento.
A aveia é um alimento leve, a digestão é lenta porém fácil, trazendo sensação de saciedade. Por conter fibras ela facilita a limpeza do organismo do excesso de gorduras ingeridas o que regulariza as funções intestinais, por isso seu intestino fica mais saudável. Se consumida com moderação, a aveia auxilia na perda de peso.
Ela tem a fibra solúvel, que faz a limpeza no intestino e equilibrando a evacuação do bolo fecal e a solúvel, a fibra betaglucana, que fermenta no intestino grosso que como resultado, expulsa microrganismos nocivos. E tendo a ingestão correta e regular os níveis de colesterol e pressão arterial se normalizam.
Outro benefício que a betaglucana presente na aveia oferece é o fortalecimento do sistema imunológico do organismo, o que reduz os episódios de infecções e inflamações que geram inúmeras doenças. As fibras que a aveia contém são importantes para o controle e redução de tumores.
Isso porque durante o processo realizado durante a digestão de gorduras, as fibras se ligam aos compostos cancerígenos formados pelo nosso organismo, expulsando para fora do nosso corpo (através da urina e fezes). A aveia age como um protetor do DNA potencializando essa defesa natural do nosso organismo contra as células cancerígenas, impedindo a mutação das células normais para as células doentes de câncer.
A aveia é um ótimo remédio natural para a fraqueza, fadiga e estresse, principalmente quando associados a depressão. Ela tem zinco, ferro, magnésio, cobre, fósforo, selênio, vitaminas B1 e B3. Ela tem um baixo valor glicêmico por seus carboidratos serem absorvidos lentamente pelo organismo, ela não provoca picos de glicose no sangue.
É o cereal mais indicado para ser consumido antes de atividades físicas pois mantém a absorção de carboidratos no sangue por um longo tempo e isso ajuda a aumentar a queima de gordura durante os exercícios. A aveia é uma excelente fonte de nutrientes que abastece a musculatura do corpo para conseguir obter energia e também para recuperação após as atividades físicas.
Além de ser uma rica fonte de carboidratos, a aveia também tem excelentes proteínas vegetais. Unida com feijão, lentilha e proteína animal, sua carga proteica vai ficar excelente o que é importantíssimo para recuperação dos músculos, principalmente após os tais exercícios físicos
A aveia ajuda no ganho de massa muscular ou massa magra, por fornecer nutrientes com o ferro e vitaminas do complexo B que atua no carregamento de oxigênio pelo organismo e dentro dos músculos e no metabolismo de carboidratos e proteínas, permitindo um melhor aproveitamento dos nutrientes provenientes da alimentação.
A aveia diminui consideravelmente as chances de adquirir insuficiência cardíaca e também promove saúde ao coração por manter o colesterol equilibrado e diminuir a pressão sanguínea. Ela também se destaca por prevenir o câncer de cólon, que é o intestino grosso.
Como descrito mais acima do artigo, as fibras presentes na aveia, quando incorporada ao bolo fecal, absorve água, facilitando a sua passagem pelo intestino, prevenindo a constipação que é uma das causas do surgimento desse câncer.
As vitaminas existentes na aveia são do complexo B, com destaque para a B1 que melhora o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B1 existente na aveia, age nos neurônios, estimulando o cérebro, ajudando também o organismo no metabolismo do oxigênio e da glicose que são as principais fontes de combustível celular.
Propriedades:
- É ansiolítica,
- antidepressiva,
- antidiabética,
- digestiva,
- nutritiva,
- Utilizada para aumentar a lactação,
- Facilita a digestão,
- regula o intestino,
- estimula o apetite,
- Rejuvenescedor
- dá brilho ao cabelos,
- e protege da queda de cabelo,
- Indicada como fonte de energia para diabéticos,
- reduz o colesterol,
- Aumenta a energia física e psíquica,
- a capacidade de concentração,
- evita o cansaço.