Avenca – Propriedades Medicinais
A Avenca – conhecida pelo nome científico de Adiantum Capillusveneris – é uma planta herbácea da família das Adiantaceae. O nome “Avenca”, entretanto, é utilizado para designar uma série de plantas da classe das Filicópsidas.
Em território nacional, a Avenca é conhecida por uma algumas nomenclaturas diferentes, as quais designam espécies específicas da planta. Entre elas, estão:
- Avenca comum (Adiantum capillusveneris)
- Cabelo-de-vênus (Adiantum capillusveneris
- Cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla)
- Avencão (Adiantum macrophylla)
- Avenca suíça (Adiantum radianum)
Avenca
A Avenca tradicional é conhecida por ser uma planta frágil, que exige diversos cuidados no processo de cultivo. Estes cuidados, por outro lado, compensam em muito pelas qualidades de cura que a planta apresenta. Nativa da Europa, a planta é não é muito comum no Brasil. Isto faz com que ela seja muitas vezes confundida com samambaias em território nacional.
Seu nome científico, “Adiantum”, é uma derivação do grego “adiantos“, cujo significado é “aquilo que não se molha“. Isso porque as folhas da Avenca tem alta impermeabilidade, dando a impressão de que as gotas deslizam a planta sem penetrá-la.
Para além de suas propriedades medicinais, a Avenca também é muito utilizada para fins ornamentais. Seus tons de verde intenso podem servir para retomar a beleza de cercas vivas, paredes e ambientes fechados.
Propriedades
Desconhecida fora do ciclo dos admiradores de plantas, a Avenca guarda segredos altamente poderosos de cura. Mesmo passando muitas vezes despercebida pela medicina tradicional, a planta traz propriedades medicinais de alto valor. Entre elas:
- É adstringente
- Antibacteriana
- Anti inflamatória
- Antioxidante
- Balsâmica
- Depurativa
- Emoliente
- Estimulante
- Expectorante
- Laxante
- Sudorífera
- Tônica
Avenca – Principais indicações e Benefícios
Devido às suas propriedades medicinais, a Avenca possui uma série de benefícios para a saúde humana. Entre os principais, podemos destacar que ela:
- Livra dos catarros
- Auxilia na regulação do aparelho respiratório
- Age intensamente no combate a doenças e problemas:
- Asma
- Bronquite
- Queda de cabelo
- Tosse
- Rouquidão
- Atua na regulação de órgãos:
- Fígado
- Baço
- Pulmão
- Bexiga
- Livra da caspa
- Atenua dores menstruais e reumáticas
- Regula a menstruação
Avenca – Como consumir corretamente?
A Avenca é uma hortaliça de beleza única, mas é importante estar atento a alguns cuidados para o seu consumo:
- A única parte recomendada para o consumo humano são suas folhas.
- Avencas vendidas em floriculturas devem ser utilizadas apenas para fins ornamentais, nunca para consumo.
- O consumo incorreto com a Avenca pode ocasionar desde sensações intensas de queimação até problemas mais sérios, como lesões estomacais.
Avenca – Contraindicações e Efeitos colaterais
O consumo de Avenca não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:
- Mulheres grávidas
- Lactantes
- Bebês e crianças de colo
- Indivíduos com problemas de pressão alta.
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo da Avenca é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo ou desenfreado da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como:
- Irritação estomacal
- Vômitos
- Enjôos
- Elevação da pressão arterial
Por isso, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento sejam confirmados. Apresentamos muitas opções relevantes, mas os médicos seguem sendo a melhor fonte de informação para a sua saúde.
O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios e possibilidades da Avenca.