Camomila – Propriedades Medicinais
A camomila-vulgar, camomila, macela nobre ou camomila-alemã (Matricaria recutita) é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas.
Sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.
Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Benefícios da Camomila
O chá de camomila reduz o risco de morte prematura em 29%, ela prolonga a vida. A camomila contém substâncias que protegem o estômago de vários distúrbios por seu efeito calmante. Ela também ajuda a combater a insônia. Também tem substâncias que acalma os nervos do corpo e os músculos.
O chá de camomila aumenta os níveis de glicina que está presente na urina. A glicina é um aminoácido que alivia espasmos musculares e dores. A camomila por seu efeito calmante e relaxante, alivia cólicas e dores menstruais.
Ela também ajuda na cura de gripes e resfriados e a infusão ajuda a liberar as via aéreas. A camomila aumenta a atividade das bactérias boas, estimulando assim o bom funcionamento do sistema imunológico. O óleo de camomila, segundo pesquisas, serve para aliviar dor de cabeça e enxaquecas.
Também funciona como um poderoso anti-inflamatório natural. A camomila equilibra os níveis de glicose no sangue em pessoas que tem diabetes tipo 2 e seu consumo ajuda a reduzir a probabilidade de pessoas adquirirem a doença. Ela também previne náuseas, diarreia, cãibras e inchaços.
A apigenina, composto presente na camomila, combate diversas células cancerígenas que podem desenvolver o câncer de mama, pele, útero, próstata e câncer no aparelho digestivo. Tudo isso graças ao seu poder antioxidante. O chá de camomila é riquíssimo na substância flavona, um antioxidante que equilibra a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue o que evita futuros problemas cardíacos.
A ostoporose é uma doença que provoca a perda da boa densidade os ossos, tornando-os fracos e mais propensos a fraturas. Nas mulheres essa condição é mais comum por causa do hormônio estrogênio. O chá de camomila tem efeitos antiestrogênio, evitando a osteoporose.
O chá aumenta a densidade óssea pois estimula os osteoblastos, células que atuam na construção e fortalecimento dos ossos. Os compostos fenólicos presentes na camomila, como descrito acima, fortalece o sistema imunológico evitando e eliminando infecções, alergias e outras doenças.
Ela alivia os sintomas de resfriados simples e também promove o alívio de dores de garganta em qualquer intensidade. A camomila combate reações alérgicas atuando como anti-histamínico natural. Além de melhorar a aparência do cabelo, a camomila deixa o fios mais fortes.
Sua ação anti-inflamatória alivia as irritações no couro cabeludo e elimina microrganismos como as caspas. A camomila também relaxa a mente e o corpo; ela aumenta os hormônio melatonina e serotonina que atuam regulando o humor e o sono, reduzindo o estresse e a ansiedade.
A camomila ajuda a parar uma crise de soluço. Ela acalma a respiração, fazendo que o diafragma volte ao estado normal de inspiração e expiração, diminuindo o soluço até parar. Por seu efeito calmante, a planta relaxa os nervos do corpo, evitando crises de hemorroida e alivia o desconforto.
A camomila tem ação antiespasmódica, ela ajuda no tratamento do espasmo muscular, uma contração involuntária dos músculos e evita novo episódios. Ela também ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável.
Propriedades
- É adstringente,
- antialérgica,
- digestiva,
- sedativa,
- Auxilia em casos de acidez no estômago,
- cólicas,
- cólicas infantis,
- problemas menstruais,
- resfriados,
- Limpa catarros,
- gases,
- irritações na gengiva,
- lavagem vaginal,
- Estimula o apetite
- Na estética, tonifica a pele,
- clareia os cabelos.
Grávidas e pessoas com histórico de doenças como gastrite e úlceras devem evitá-la. Trata-se aqui da Matricaria recutita, existem diversas outras espécies de plantas também chamadas camomila que não devem ser confundidas.