Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são as Propriedades Medicinais da Citronela?

A  citronela, cujo nome científico é Cymbopogon nardus, é uma erva perene da família Poaceae, originária da Ásia tropical, utilizada para a extração de um óleo essencial chamado óleo de citronela. O óleo é um reputado repelente de insetos de origem vegetal, aprovado para este uso nos Estados Unidos desde 1948. A United States Environmental Protection Agency‎ considera o óleo de citronela um biopesticida com um modo de ação não-tóxico. Estudos mostram também que o óleo de citronela possui fortes propriedades antifúngicas e que é efetivo em acalmar cães

A citronela é muito parecida com o capim-limão (ou capim-cidreira). Muitas pessoas costumam confundir e preparar o chá de citronela pensando se tratar do capim-santo. A melhor maneira de diferenciá-las é através do cheiro: a citronela lembra o aroma de desinfetante. Ademais, a citronela pode ser chamada de capim-citronela, citronela-do-ceilão e cidró-do-paraguai.

Esta planta possui diversas propriedades medicinais, além da antifúngica. A propriedade mais conhecida e também mais eficaz é a repelente. Abaixo, saiba mais sobre as utilidades medicinais desta planta

Propriedades medicinais da Citronela

A citronela é uma planta muito conhecida devido à sua propriedade repelente. E, por isto, ela é utilizada em diversos produtos que possuem o fim de proteger contra os insetos. Além de agir com repelente, o óleo é considerado como antisséptico, combatendo os germes patogênicos e prevenindo as infecções, como antifúngico, destruindo estes micro-organismos, e como antibacteriano, evitando o desenvolvimento e bactérias. Também, a citronela é adstringente, visto que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, e um estimulante, promovendo maior atividade cerebral, nervosa e vascular.

Com o aumento dos casos de dengue, a citronela ficou em destaque devido ao seu potencial repelente, e sua fama é que ela afasta o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A eficácia da citronela como repelente vem de um composto presente na planta chamado geraniol, e está no óleo essencial da citronela. A extração do óleo é feita quimicamente, e usado na indústria para a produção de óleos repelentes, velas, tornozeleiras e pulseiras, incensos e aromatizador.

A grande vantagem da citronela é que ela não é venenosa, não é tóxica, o que faz com que seu uso seja feito com menos receios que os repelentes de outra composição, sendo considerado um repelente ecológico. Afastando outros tipos de insetos, como moscas e pernilongos (borrachudos).

Conheça todas as propriedades medicinais da citronela.

A citronela pode ser utilizada, além de um repelente natural, como antisséptico.

Os repelentes caseiros feitos à base da planta não são eficazes e não devem ser usados unicamente, apenas em associação a outros métodos de proteção à picadas dos mosquitos. E, muito importante lembrar que a melhor forma de proteção é acabando com os focos de proliferação das larvas. Mesmo que você tenha plantado uma muda de citronela em seu quintal, isso não faz com que você esteja protegido, pois não é a quantidade nem o tamanho do arbusto e sim a concentração de óleo essencial da citronela.

É muito difícil extrair o óleo essencial da citronela em casa, sendo melhor comprá-lo em uma loja de produtos naturais. Já ensinamos aqui, no Receita Natural, como preparar o repelente natural feito com o óleo. Outra possibilidade é usar as folhas picada em um prato para afastar os insetos, porém, nesse caso, a eficácia é menor.

A ingestão do chá de citronela não é recomendada, pois pode causar náuseas e irritação no estômago. Também é importante ressaltar que algumas pessoas possuem alergia às substâncias da planta e podem apresentar reações na pele se usarem algum produto feito com o óleo.

O extrato da citronela, extraído com ramos das plantas, água mineral e álcool, pode ser utilizado como repelente e antisséptico. Para preparar o extrato, é preciso apenas picar as folhas, já secas e higienizadas, colocá-las em um vidro com a proporção de 70% de água mineral e 30% de álcool a 70%, tampando-o bem, por cerca de 15 dias.