Coentro – Propriedades Medicinais
Centro (latim = coriandrum; e grego = koríandron) é uma planta glabra, da família das umbelíferas (Coriandrum sativum). Com origem asiática e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos, o coentro é uma planta que possui flores rosadas ou alvas, pequenas e aromáticas. As folhas do fruto do coentro, diaquênio, são utilizadas como tempero ou como condimento. O coentro possui odor específico, o que distingui essa planta das demais.
Comumente utilizada na culinária brasileira, em especial no nordeste, o coentro está entre os temperos mais populares do país. Veja aqui outras nomenclaturas utilizadas para se referir ao coentro: Coriandro, Erva-percevejo e também Salsinha (mas não confundir com a salsinha).
Veja nesse artigo as propriedades medicinais e os benefícios do consumo do coentro. Boa leitura!
Propriedades medicinais do coentro
Popular na culinária do Brasil e em boa parte do mundo, o coentro possui diversas propriedades medicinais desconhecidas pela maioria das pessoas.
Muito mais que apenas sabor e aroma para as refeições, o coentro foi utilizado por diversos povos antigos como uma planta medicinal, devido as suas propriedades e ações benéficas para a saúde humana.
Veja aqui as principais ações do coentro:
- Calmante
- Digestiva
- Afrodisíaca
- Diurética
- Estimulante
- Antioxidante
- Antibacteriana
- Antifúngica
- Relaxante
Algumas pessoas relatam desagrado pelo coentro devido ao sabor forte do mesmo. Há quem diga que acrescentar o coentro nos alimentos faz com que o mesmo se sobreponha a qualquer outro tempero utilizado em conjunto. Para driblar esse problema e aproveitá-lo sem precisar expor toda a família a refeições temperadas com o mesmo, é possível fazer uso de algumas estratégias. Por exemplo:
- Tempere a salada do seu prato com o coentro
- Adicione o coentro no suco verde
- Prepare chá e infusões de coentro
Com essas alternativas, você terá ao seu lado uma preciosidade da natureza sem precisar submeter toda a sua família a refeições com um tempero tão marcante.
Benefícios do coentro para a saúde
O coentro possui uma vasta quantidade de benefícios para a saúde daqueles que o consomem, tendo vista todas as propriedades medicinais da planta.
Veja aqui os principais benefícios que podem ser esperados por aqueles que consomem regularmente essa planta.
Redução da ansiedade: O coentro auxilia na redução do nervosismo, do apetite excessivo, dos gases e de problemas de cólica associados a altas taxas de ansiedade
Perda de peso: A utilização do coentro como tempero pode auxiliar na redução de peso porque ele garante saciedade por mais tempo, de forma que você tende a comer quantidades menores de comida e sentir-se satisfeito por mais tempo. Além disso, o coentro também impede o acúmulo de gorduras no corpo.
Controle da taxa de glicose: O consumo do coentro está associado com o controle das taxas de açúcar no sangue, o que é um ponto positivo para pacientes com diabetes.
Prevenção do envelhecimento precoce: Com ação antioxidante, o consumo do coentro auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, uma vez que atua sobre o diversos aspectos do desenvolvimento humano
Prevenção de câncer: A função antioxidante do coentro também faz dessa planta uma aliada importante para aqueles que possuem histórico de doenças graves, como é o caso do câncer. Alguns estudos demonstram que o consumo do coentro pode auxiliar na prevenção desses males.
Redução da pressão arterial: Boa notícia para os hipertensos. O coentro é um ingrediente que auxilia para que a pressão arterial seja reduzida.
Melhora na digestão: As folhas do coentro são historicamente utilizadas como tratamentos complementares que uma série de problemas digestivos, como náuseas, dores, má digestão e gases.
Fornecimento de Vitamina C: Algumas pesquisas recentes demonstram que o consumo de uma pequena quantidade de folhas e sementes de coentro é suficiente para suprir cerca de 35% da necessidade diária de Vitamina C do ser humano.
Auxílio na saúde bucal: Devido a ação antibacteriana e antifúngica, o coentro está entre os melhores enxaguantes bucais naturais. Desse modo, gargarejos com coentro impedem infecções na garganta e melhoram problemas de mau hálito.
Prevenção de problemas cardiovasculares: Dissolvendo o LDL das paredes dos vasos sanguíneos, o consumo de coentro reduz significativamente os riscos do desenvolvimento de doenças do coração. A planta também impede a arteriosclerose, caracterizada como o enrijecimento das artérias.
Relaxante muscular: Melhor que qualquer medicamento farmacológico, o consumo em doses adequadas de coentro permite que seu organismo relaxe sem prejuízos e efeitos colaterais, como normalmente visualizado no consumo de substâncias artificiais.
Calmante: Com função de tranquilizante, o coentro é muito utilizado no tratamento complementar de ansiedade e outras tensões geradas pelas cobranças sociais e estresses do dia a dia.
O que achou do conteúdo? Você já conhecida todos esses benefícios associados ao consumo do coentro? Deixa um comentário e compartilhe essas informações.