Endro – Propriedades Medicinais
O endro (Anethum graveolens) é uma planta medicinal originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Seu nome deriva da palavra nórdica dilla que quer dizer “acalmar”, porque os antigos acreditavam que o endro era capaz de trazer um sono mais tranquilo. Seus usos medicinais são conhecidos há milhares de anos, principalmente no Oriente, no Egito e na Grécia.
Os romanos também utilizavam a planta para fins medicinais e como forma de pagamento, pois ela tinha um alto valor comercial. Até mesmo os gladiadores apreciavam as sementes do endro, por acreditarem que elas aumentavam a força física. E você, conhece as propriedades e benefícios do endro?

Endro
Nomes Populares
- Aneto
- Dill,
- Funcho bastardo
Propriedades
A linolina é o princípio ativo mais importante do endro e confere à planta propriedades antiviral, fungicida e bactericida. Ela também contém antioxidantes, que combatem os radicais livres, ácidos graxos, importantes para o bom funcionamento do coração e a carvona, que atua como calmante, além de melhorar a digestão.
Devido a essas e outras substâncias, o endro é indicado para tratar e prevenir vários problemas, como:
- Insônia
- Soluço
- Diarreia
- Disenteria
- Distúrbios menstruais
- Má digestão
- Doenças respiratórias
- Flatulência
- Ansiedade
- Náusea
Além disso, o endro é
- Diurético
- Desintoxicante
- Carminativo
- Antiespasmódico
- Estimula a lactação
- Fortalece dentes e ossos
Precauções
O uso do endro é contraindicado para crianças com menos de seis anos, pessoas com gastrite, úlcera, síndrome do intestino irritável e outros problemas de saúde. Consulte um médico antes de começar qualquer tratamento feito com a planta para se certificar de que ele não lhe fará mal.