Erva Doce – Propriedades Medicinais
A Erva Doce também conhecido por funcho, anis, anis-doce, maratro ou finóquio, ou fiuncho é o nome vernáculo dado à espécie herbácea com nome científico Foeniculum vulgare Mill. (sinônimo taxonômico de Anethum foeniculum L. e de Foeniculum officinale L.), em inglês “fennel“, é uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal.
O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo, com variedades na Macaronésia e no Médio Oriente, onde ocorre no estado silvestre, mas é hoje cultivado, sob diversas formas varietais, em todas as regiões temperadas e subtropicais. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares:
- anis,
- anis doce,
- anis verde,
- anacio,
- anise,
- erva-doce
- fiuncho
- funcho,
- inóquio,
- maratro,
- pimpinella.
Propriedades:
- É calmante,
- cicatrizante,
- diurética,
- estimulante,
- expectorante,
- Indica da para acidez estomacais,
- Auxilia em casos de asma,
- bronquite,
- tosse crônica,
- Alivia a cólica intestinal,
- contração muscular,
- gases,
- inflamação,
- palpitação,
- Contra dores de barriga
- dores de cabeça,
- vômito.
Precauções:
- Não usar durante a gravidez sem conhecimento do médico, como todos os chás.
- Evitar em casos de problemas gastrointestinais como úlcera
Informações Adicionais
O chá de erva doce é calmante e indicado para cólicas de bebês, mas não deve ser usado em excesso e sem o conhecimento do pediatra, principalmente no caso de recém nascidos que a dieta é recomendada apenas o leite do peito.
Apesar de darmos sempre a recomendação para as gestantes tomarem muito cuidado com os chás e deixarem sempre os seus médicos cientes do que estão tomando, o chá de erva doce é considerado inofensivo, ele não aborta, ao contrário, ele acalma e melhora a digestão, enjoos e gases, comuns na gravidez. Para adultos o chá de erva doce com limão também é indicado para melhora destes sintomas, mas para os bebês o limão pode fazer mal. Para as crianças é melhor associar a erva doce com camomila.
O chá de erva doce é considerado bom para estimular a produção de leite materno. A receita é sempre a mesma: uma colher de erva doce para cada xícara de chá.
O chá de erva doce não é necessariamente um chá para emagrecer, mas ele, por ser calmante e diurético pode favorecer a redução de medidas devido à retenção de líquidos e seu efeito tranquilizador faz com que as pessoas fiquem menos ansiosas e não comam a mais para distrair a ansiedade.
Para que o chá de erva doce tenha efeito emagrecedor é preciso que ele esteja junto com algum com efeito termogênico, como canela ou gengibre. Ou algum que tenha cafeína como o chá verde.
O chá é indicado também para casos de pressão alta, pois o potássio e folatos presentes contribuem para diminuir a pressão arterial. Quando uma pessoa está nervosa, ao invés de dar um copo de água com açúcar para ela, faça uma xícara de chá de erva-doce que você vai contribuir mais; evite apenas o excesso de açúcar e sempre que possível prefira o açúcar mascavo ou demerara.