Espinheira Santa – Propriedades Medicinais
Espinheira Santa é um nome genérico utilizado para designar uma série de plantas. Suas variações são conhecidas pelos nomes científicos de Maytenus aquifolia, Maytenus ilicifolia, Maytenus oxyodonta Reiss. e Maytenus briquetii Loes
A Espinheira Santa tradicional é uma planta da família das Celastraceae. Planta arbustiva, perene e amplamente utilizada como planta ornamental, a Espinheira Santa guarda também poderosas propriedades medicinais. Seu nome é advindo do formato de suas folhas e pelo fato de ser popularmente considerada um “santo remédio”.
Sendo uma planta originária da América do Sul, a Espinheira Santa é muito popular em território brasileiro. Sua popularidade faz com que a planta seja conhecida por muitos nomes e variações, entre eles:
- Cancerosa
- Cancorosa
- Cancorosa de sete espinhos
- Cancrosa
- Cangorça
- Congorosa
- Coromilho do campo
- Erva cancerosa
- Espinho de deus
- Espinheira divina
- Espinheira santa
- Limãozinho
- Maiteno
- Marteno
- Pau josé
- Salva vidas
- Sombra de touro
Espinheira Santa
A Espinheira Santa vem sendo utilizada para fins medicinais desde antes da colonização em solo brasileiro. Os povos indígenas utilizavam muito suas propriedades de cura para tratar gastrites e indigestão. Com o crescimento das cidades, a planta passou a ser utilizada também no tratamento de úlceras e dispepsia.
A Espinheira Santa possui como característica preferir climas amenos, sendo muito comum na região Sul do Brasil. Com relação ao terreno, a planta apresenta melhor adaptação em regiões próximas a riachos e campos rochosos.
Espinheira Santa – Principais Benefícios e Indicações
A Espinheira Santa não tem este nome por acaso. Seus benefícios para a saúde humana atuam sobre uma série de enfermidades, entre elas:
- Fermentações gastrointestinais
- Alguns tipos de câncer
- Refluxo
- Mau Hálito
- Enterites
- Azia
- Gastrite
- Gases
- Úlceras,
- Vômitos
- Acnes
- Eczemas
- Herpes
Espinheira Santa – Propriedades Medicinais
Os benefícios à saúde humana apresentados pela Espinheira Santa se devem a uma série de características medicinais presentes em seus nutrientes. A planta possui como propriedade:
- Ser adstringente
- Analgésica
- Antiácida
- Anti inflamatória
- Balsâmica
- Cicatrizante
- Contraceptiva
- Desinfetante
- Digestiva
- Laxativa
Espinheira Santa – Como consumir?
É importante estar atento quanto às partes da Espinheira Santa próprias para o consumo: As folhas da planta são a única parte recomendada para o consumo humano de forma segura. A boa notícia é que estas são ricas em taninos, polifenós e triterpenos, os quais apresentam diversas propriedades terapêuticas.
Quanto à forma de consumo, há uma série de possibilidades. Entre elas:
- Três xícaras de chá de Espinheira Santa ao dia.
- 15 gotas de tintura de Espinheira Santa diluídas em água três vezes ao dia.
- Compressas feitas com dez folhas de Espinheira Santa picadas em meio litro de água, aplicadas conforme necessário.
Espinheira Santa – Contraindicações e Cuidados
O consumo de derivados de Espinheira Santa não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:
- Gestação e tratamento de infertilidade feminina (por possuir efeito abortivo)
- Lactação (por restringir a produção de leite materno)
- Pessoas sensíveis ao álcool (especificamente a tintura da planta)
- Pacientes com câncer estrógeno-dependente
- Hipersensibilidade a este fitoterápico
- Crianças com menos de 6 anos
Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo da Espinheira Santa é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo ou desenfreado da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como:
- Irritação estomacal
- Vômitos
- Enjôos
Por isso, como em todo caso de tratamento com plantas medicinais, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento adequados sejam postos em prática.
O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião através dos comentários e divulgue com seus amigos e familiares todos os benefícios e possibilidades da Espinheira Santa!