Guaçatonga – Propriedades Medicinais
A guaçatonga (Casearia sylvestris) é uma planta arbustiva também conhecida como caroba, chá de bugre, café bravo, erva de bugre, estralador, e pombeiro. Tem ação cicatrizante, depurativa, calmante, cardiotônica, sudorífera, diurética, tônica, estimulante, anestesiante, afrodisíaca, anti-espasmódica, anti-hemorrágica, antimicrobiana, anti-reumática, antipirética e imunoestimulante.
A guaçatonga contribui para cura de reumatismo, herpes, aftas, inflamações, inchaços, principalmente nas pernas, paralisias, ácido úrico, artrite, dores no peito, dores no peito, hematomas, micose, picadas de insetos e até de cobras!
Ela contém a substância cariofileno que neutraliza os efeitos da histamina. Também cura micos, úlceras, sífilis e obesidade pois ajuda no processo de emagrecimento.
Os benefícios da guaçatonga
Feridas, machucados e cortes
Por ter ação anti-hemorrágica, a guaçatonga auxilia com eficácia no combate a hemorragias. Se o machucado, corte ou ferimento for muito doloroso, a planta ameniza por ter ação analgésica.
Sua ação antisséptica natural serve para limpeza do local afetado, tornando a regeneração mais rápida, impedindo a ação de bactérias que podem infeccionar o local e também age como um poderoso cicatrizante.
Compressa de guaçatonga
- 30 Gramas de guaçatonga
- 10 Gramas de folhas de confrei
- 01 Litro de água
Como fazer: Pegue uma panela e adicione a guaçatonga, o confrei e a água. Deixe ferver por 10 minutos e deixe descansando. Coe e aplique morno ou frio na região afetada. Aplique várias vezes até a cicatrização.
Guaçatonga para emagrecer
A guaçatonga é muito boa para a perda de peso porque ela ativa a digestão correta de gordura e também tem propriedades diuréticas. Mas somente tomar a erva não vai dar resultados. É preciso adotar uma dieta saudável seguida de exercícios físicos.
As mulheres tem por natureza, a reter água no corpo dando a sensação de inchaço e um chá diurético como o da guaçatonga melhora esse problema. Esse benefício emagrecedor da guaçatonga não é comprovado cientificamente, mas popularmente com certeza, o uso traz resultados.
Chá de guaçatonga para perda de peso
- 100 ml de água filtrada
- 10 gramas de folhas de guaçatonga
Como fazer: Pegue uma panela ferva a água. Depois acrescente as folhas de guaçatonga e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome 2 xícaras de chá, 2 x ao dia.
Guaçatonga para sistema digestivo
A guaçatonga é usada o trato de halitose (mau hálito), gengivite, estomatite, feridas na boca e herpes. Você pode tomar o chá descrito acima também para essas enfermidades. A indicação é tomar o chá 3 x ao dia, durante 10 dias seguidos.
Você também pode fazer uso da conhecida tintura de guaçatonga. Use 15 gotas da tintura diluídas em meio litro de água, 3 x ao dia, também durante 10 dias.
O chá também serve para úlceras varicosas, escaras, picadas de insetos e herpes genital. Faça o chá e aplique na região afetada com um chumaço de algodão embebido na solução. Aplique 3 x ao dia. E no caso de herpes genital faça banhos de assento até melhora do quadro.
Aftas
A guaçatonga é usada da cura de aftas por seu pode antimicrobiano, depurativo e cicatrizante
Xarope de guaçatonga
- Uma pequena quantidade de álcool
- Folhas de guaçatonga trituradas
Como fazer: Macere bem as folhas no álcool e aplique em cima da afta. Faça isso várias vezes ao dia. Guarde em um recipiente fechado.
Outros Benefícios
Ácido úrico em excesso: A guaçatonga contribui para que essa substância permaneça equilibrada em nosso organismo. O excesso de ácido úrico no corpo, pode causar problemas importantes em órgãos internos.
Guaçatonga para equilíbrio emocional: Um dos sintomas de estresse é a preocupação excessiva, sem momentos de relaxamento, ideia fixa e às vezes, pensamento obsessivos. A guaçatonga serve como um antidepressivo natural nesses casos se tomado conforme indicação na receita do chá descrita acima.
Contra-indicações
Como toda planta medicinal, a guaçatonga tem seu benefícios e prejuízos. Ela não pode ser consumida em hipótese alguma por mulheres grávidas pois a erva estimula contrações involuntárias no útero o que pode provocar um aborto espontâneo. Também não é aconselhável seu consumo em período de amamentação. Crianças e adolescentes devem evitar seu consumo, assim como pessoas que tenham alergia a substância compostas na planta.
Chá de guaçatonga – Você vai precisar de
- 10 Gramas de guaçatonga
- 200 ml de água
Como fazer: Coloque a água e a guaçatonga e uma panela. Deixe ferver por 10 minutos aproximadamente. Beba 2 x ao dia. Este chá é indicado para problemas estomacais como gastrite e úlceras. O chá ajuda a manter os ácidos bons do estômago durante a digestão se agredir a mucosa do estômago.