Hamamelis – Propriedades Medicinais
Hamamelis, L., ou Hamamélia é uma árvore de folha caduca da família Hamamelidaceae que pode atingir os 5 metros de altura. As suas folhas, ovais e denteadas, são inodoras mas de gosto amargo. Nativa do Canadá e do Leste dos EUA é hoje em dia cultivada também na Europa. Em fitoterapia, são utilizadas as folhas e a casca. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares:
- Hamamélia,
- Hamamélide,
- Hamamélis
Propriedades:
- É adstringente,
- anti-inflamatória,
- antioxidante,
- descongestionante,
- rejuvenescedora,
- tônica,
- Indicada para problemas na mucosa bucal,
- circulação,
- diarréia,
- hemorragia,
- hemorróida,
- inchaço nas pernas,
- problemas circulatórios,
- protege contra infecções,
- queimaduras,
- Diminui a caspa,
- a seborréia,
- fortifica os cabelos,
- para a oleosidade do couro cabeludo,
- Limpa pele de impurezas,
- irritações na pele pós barba,
- tira sinais de envelhecimento,
- reduz varizes.
Cuidados
A ingestão de hamamélis pode levar a irritação gástrica e vômitos
Outros benefícios
A hamamélis é um tônico venoso, usada em compressas para tratar flebites e varizes. Quando usada na forma de tintura resolve problemas venosos e sintomas recorrente à pernas cansadas.
Pode ser usada como tônico para o rosto tratando dermatites e eczemas resultantes de uma pele seca que pode também gerar rugas. Tem também ação anti hemorrágica e laxativa. Ela é usada em forma de chá, cápsulas, extrato e pomada.
Chá
O chá de hamamélis quando ingerido trata problemas como tosse, purifica o sangue, diminui o fluxo menstrual, elimina constipações e desinterias. E em forma de compressa, o chá é usado para tratar picada de insetos, cortes, queimaduras, hemorroidas, inflamação nos olhos e estanca sangramento de feridas. Além de tratar com eficácia varizes.
A hamamélis também ajuda a deter a retenção de líquidos em nosso organismo, acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso. Para preparar este remédio natural basta colocar 02 colheres de chá de folhas secas de hamamélis em 01 xícara de chá. Coloque no fogo e quando levantar fervura, desligue e tampe. Deixe descansando por 2 minutos, coe e beba em seguida ou utilize como compressa.
Pomada
A pomada geralmente é usada para hematomas, feridas e queimaduras. Pode ser usada 3 x ao dia. Também é ideal para ser usada no tratamento de hemorroidas, diminui o inchaço e desconforto.
Extrato
O extrato é mais concentrado que a pomada de hamamélis. Aplique uma fina camada na área afetada, de 2 à 3 x ao dia. O extrato é muito eficaz para combater as varizes.
Cápsulas
Para quem não gosta do chá de hamamélis, o ideal é tomar em cápsulas. Desta forma, é comprovada a eficácia no combate à problemas de circulação e digestivos.
Circulação sanguínea
A hamamélis é excelente para tratar problemas circulatórios porque fortalece os vasos capilares, veias e artérias, trazendo boa oxigenação aos tecidos corporais.
Cicatrizando a pele
A hamamélis tem compostos chamados taninos, eficaz para acelerar a regeneração e cicatrização da pele quando ocorre, aranhões, machucados, cortes e queimaduras. A pomada de hamamélis tem propriedades vasoconstritora estancando hemorragias com muita rapidez.
Aparelho digestivo saudável
A hamamélis melhora o funcionamento do aparelho digestivo como estômago e intestinos, potencializando a absorção de nutrientes tornando mais fácil a excreção do bolo fecal. Isto diminui os inchaços e edemas do corpo. É muito indicada para quem sofre de prisão de ventre.
Irritação
A hamamélis é usada para reduzir a irritação do couro cabeludo e cicatriza as feridas.
Acne
A planta por sua ação anti-inflamatória diminui a alivia a secreção excessiva de sebo da pele, no caso das acnes. Reduz com sucesso os inchaço dos tecidos da pele. É só mergulhar uma bolinha de algodão em óleo de hamamélis e passar na região afetada.
Garganta
A hamamélis possui ação calmante, excelente para o tratamento de dores de garganta. É só tomar o chá feito da planta.
Desentupindo os poros
A ação adstringente da hamamélis reduz o tamanho dos poros que significa menos espaço para acúmulo de detritos na pele. Isso a torna mais nivelada e lisa.
Queda de cabelos
A hamamélis por aumentar a circulação sanguínea fortalece os folículos pilosos do couro cabeludo evitando a queda de cabelos. Além de ser excelente para combater a caspa. Basta passar o óleo de hamamélis diretamente no couro cabeludo.
Contra-indicações
O extrato de hamamélis não é indicado para uso interno. Mulheres gestante ou em fase de amamentação devem evitar seu uso. O recomendado é utilizar os galhos e folhas da planta seca, pois na versão natural pode provocar alergia intensa.