Limão – Propriedades Medicinais
O limoeiro é uma árvore de pequeno porte que produz o limão (Citrus x Limon). É o tipo de fruto que tem em qualquer lugar do Brasil, é rico em água e seu gosto é muito cítrico. Ele é nativo da Ásia mas de adaptou muito bem aqui por causa do clima do nosso país.
No Brasil são comercializados mais comumente dois tipos de limão: o limão taiti de casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido, e o limão galego, que também é suculento, tem a casca mais fina que o taiti e sua cor pode ser verde-clara e amarelo-clara, geralmente é mais ácido.
O limão além de ser uma fruta indispensável em nossa cozinha por sua versatilidade e praticidade, tem propriedades medicinais excelentes para nosso benefício. Ele tem ação antibacteriana, antiviral, adstringente, antioxidante, anticancerígeno, antisséptico, antialérgico e tem poder cicatrizante.
Benefícios do Limão
Antibiótico: O limão tem o composto chamado flavonoide que tem ação anticancerígena e antioxidante. Um bom exemplo do poder curativo que o limão tem, vem de várias aldeias da África. Pesquisadores descobriram que a fruta é eficaz no combate a bactéria Vibrio cholera que causou uma epidemia de cólera naquele país e o limão foi incluído como alimento obrigatório na dieta alimentar dos moradores das aldeias.
Por ser rico em vitamina c, o limão é um antibiótico natural que estimula o fortalecimento do nosso sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e constipações. Uma dica: para aumentar o poder de cura dessas enfermidades, o ideal seria também consumir também suas sementes.
Anticancerígeno: Pesquisas descobertas recentemente, mostram que a casca do limão ajuda a eliminar toxinas do nosso corpo pela existência de substâncias como o flavonoide e limonóides. O extrato do limão atua destruindo as células cancerígenas existentes por exemplo, nos pulmões, colo do útero e mamas. E isso ocorre sem afetar as célula saudáveis.
E pasmem! Alguns estudos feitos na Europa, apontam que o limão seria mais efetivo que a quimioterapia convencional, por ser seguro, natural e saudável! Pacientes que consumiram limão 4 x por semana ou mais, mostraram um boa diminuição dos riscos do câncer.
Antiestresse e faz bem ao coração: O limão consegue trazer uma sensação calmantes e reduz a depressão e estresse mental. Por ser rico em potássio ele auxilia pessoas que tem problemas cardíacos porque equilibra e controla a tensão arterial, que quando desregulada, causa náuseas e tonturas e também ajuda a combater a pressão alta.
A vitamina C combate os radicais livres que agem nas células das artérias e vasos sanguíneos, fazendo que tenha o acúmulo de colesterol. O limão é eficaz para prevenir a aterosclerose e doenças cardíacas em pessoas diabéticas e também equilibra os níveis de colesterol no sangue.
Evita pedra nos rins: O suco do limão protege os rins contra a formação de cálculos renais, conhecidos mais popularmente como pedras, ele evita a formação de cristais no rim que posteriormente se transformam nas temíveis pedras.
Diurético natural: O suco de limão por ser diurético evita infecções urinárias por aumenta a produção de urina e também elimina as bactérias que podem causar infecções.
É ótimo para problemas digestivos: O limão promove a regeneração dos tecidos inflamados da mucosa do estômago. Ele tem o poder de cicatrizar as úlceras estomacais pois destrói as bactérias e germes que agravam o problema. Também combate as fermentações no estômago que causam mal estar e náuseas e gases que são resultados de uma mastigação inadequada dos alimentos, açúcar, frituras e alimentos industrializados.
Auxilia na perda de peso: Devido a grande quantidade de pectina que possui, o que promove a sensação de saciedade. O suco do limão auxilia na perda de peso desde que também os exercícios físicos e um alimentação saudável façam parte do pacote de emagrecimento.
Receitas naturais com Limão
Para acidez e gastrite
- Suco de 01 limão
- Meio copo de água
- Uma pitada de sal
Como fazer: Misture o sal e o limão com a água e tome em jejum pela manhã
Para indisposição estomacal ou indigestão
- Suco de um limão
- 01 Copo cheio de água morna
- 01 Pitada de sal
- 01 Pitada de pimenta do reino moída na hora
Como fazer: Misture todos os ingredientes e tome em seguida.
Dor de estômago
- 75 gramas de orégano
- 150 gramas de semente de erva-doce
- 01 Colher de sobremesa de sal
- 3 à 4 limões
- Meio copo de água morna
Como fazer: Macere e moa os ingredientes até formar um pó fino. Junte o suco dos limões até obter uma massa. Cubra com um pedaço de pano de filó e deixe secando ao sol. Após a secagem, triture no liquidificador. Adicione este pó na água morna e tome após o almoço, jantar ou lanche. Guarde o pó em um frasco com tampa que também pode ser acrescentado em saladas.
Contra-indicações
Pessoas com sensibilidade ao ácido cítrico devem evitar o consumo do limão. Seu consumo exagerado e frequente pode ser prejudicial para os dentes, devido a sua acidez.