Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais as Propriedades Medicinais do Melão de São Caetano?

O Melão de São Caetano, nome científico Mormodica charantia pertence ao gênero botânico Momordica pertencente à família Cucurbitaceae; muito conhecido como “melãozinho”. O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados.

Seu fruto, quando está maduro, tem cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. E é em alguns lugares chamado de balão de são joão, ou balãozinho. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres. Porém, atualmente, as folhas do melão são utilizadas para preparar chás com diversas propriedades medicinais. Também, a própria fruta pode ser usada. Abaixo, conheça as propriedades medicinais desta fruta e como preparar um chá.

Quais os benefícios?

Como mencionado, o melão de são caetano possui muitas propriedades medicinais. As principais são que esta fruta é adstringente, afrodisíaca, aperitiva, cicatrizante, depurativa do sangue, laxante, purgativo e vermicida. Ademais, auxilia em casos de afecções biliares, catarata, dores de ouvido, dor reumática, escabiose, enxaquecas, febre, problemas do fígado, menstruações, picadas de insetos. Também, livra de cólicas abdominais, colite, hemorróidas, infecções da pele, irrigação vaginal, leucorréia e atua no tratamento de cravos.

O melão de são caetano tem inúmeros benefícios e é usado para muitos fins diferentes. Desde queda de cabelo a tratamento do câncer. Para queda de cabelo, é preciso apenar bater as folhas da fruta no liquidificador e massagear e deixe agir por algumas horas.

Já o tratamento de câncer de pâncreas, feito com o melão amargo teve resultados incríveis, com redução até de 98% das células de câncer com a ingestão do suco de melão de são caetano. A Universidade de Colorado também pesquisou em ratos e mostrou redução das células cancerígenas em 64%.

Confira todos os benefícios do Melão de São Caetano.Confira todos os benefícios do Melão de São Caetano.

Confira todos os benefícios do Melão de São Caetano.

O chá de melão de são caetano reduz o açúcar no sangue e com isso tem sido usado por pessoas diabéticas por ser hipoglicemiante. Mas sempre bom lembrar que o tratamento convencional da diabetes não pode ser deixado de lado.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão-de-são-caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.

Esta fruta também pode ser chamada de balsamina longa, caramelo, erva de são caetano, erva de lavadeira, erva de são vicente, fruto de cobra, goya, melão de são caetano, melãozinho, meloeiro de são caetano, nigauri, nigagori e quiabeiro de angola.

Porém, apesar de todas as suas propriedades medicinais, é preciso mencionar que é necessário ter cuidados com o melão de são caetano, pois ele pode decair a taxa de glicose sanguínea, pode ter ação teratogênica, causar aborto. Também, pode interagir com hipoglicemiantes.

Abaixo, confira uma receita com melão de são caetano, chamada de Refogado de Nigauri.

Ingredientes:

  • 1 melão de são caetano verde
  • fatias de presunto parma
  • 1 dente de alho amassado
  • sal, azeite e pimenta

Modo de Preparo:

O melão de são caetano, quando está verde se assemelha a um pepino amargo. Para tirar o amargor do melãozinho, lave, corte ao meio verticalmente, e retire as sementes, que é a parte branca. Fatie e tempere com uma colher de sal, e deixe absorver por cerca de dez minutos. Depois lave novamente e escorra.

Coloque uma panela funda com água para ferver, quando começar a ferver, coloque o melão de são caetano dentro, como se fosse uma massa, mas apenas coloque, conte dez segundos e escorra. Refogue o alho no azeite, coloque o presunto ou bacon e refogue o nigauri por poucos minutos. Sirva em seguida.

Existem muitas formas de comer e preparar o melão de são caetano, pode ser feito como jiló, ou em vinagretes, é sempre importante lembrar que se não fizer o procedimento para tirar o gosto forte, ele fica mesmo muito amargo.