Noz Moscada – Propriedades Medicinais
A Noz Moscada – conhecida pelo nome científico Myristica fragrans – é uma planta originária da Indonésia. Sua origem remonta às Ilhas Molucas, único lugar no planeta a abrigar a planta por séculos. Devido à sua capacidade de adaptação em climas tropicais, a planta se espalhou por regiões de todo o mundo. Hoje, é possível encontrá-la em países como Índia, Singapura, Colômbia, Brasil, entre muitos outros.
O seu nome tem origem na expressão nux moschata, que significa “noz amiscarada”. Acredita-se que a nomenclatura tenha surgido pela semelhança de forma e aroma da Noz Moscada com o almíscar. Tendo passado pelo monopólio português por cerca de 100 anos, a planta também é conhecida pelos nomes de: Macis, Moscadeira, Noz-moscada-do-pará e Noz-moscada-de-calabache.
A árvore aonde nasce a Noz Moscada é conhecida como Moscadeira, da família das Myristicaceae. Esta árvore possui uma altura elevado, podendo alcançar até 15 metros de altura. Sua safra é exemplar, podendo dar frutos por até 50 anos. A contragosto das organizações de preservação ambiental, a madeira da Moscadeira é amplamente utilizada para a fabricação de móveis.
A Noz Moscada é muito empregada também na fabricação de perfumes e medicamentos. Seu aroma intenso desperta a adoração daqueles que procuram toques amadeirados em suas fragrâncias. Na medicina, sua essência é utilizada para combater o reumatismo, problemas digestivos e no sistema nervoso.
Muitos comerciantes criaram grandes riquezas ao vender a Noz Moscada mundo afora sem nunca relevar o seu local de obtenção. No século quatorze, uma libra de Noz Moscada tinha valor equivalente a três ovelhas na Inglaterra. Na Alemanha, a mesma quantidade podia comprar até sete bois.
Noz Moscada – Benefícios e Indicações

Moscadeira
Seu sabor único na culinária mundial não é o único motivo pelo qual a Noz Moscada é altamente valorizada. Seus benefícios para a saúde são diversos, sendo indicada para:
- Disfunções no sistema nervoso
- Casos de abscessos
- Problemas estomacais
- Reumatismo
- Demências
- Mau hálito
- Asma
- Soluço
- Aftas
- Cólicas
- Diarreia
- Anemia
Noz Moscada – Propriedades Medicinais
Além de ser uma especiaria deliciosa para diversas receitas, a Noz Moscada possuir por característica:
- Ser aperiente
- Afrodisíaca
- Digestiva
- Diurética
- Emoliente
- Sedativa
- Tônica
Noz Moscada – Como consumir?

Noz Moscada
A Noz Moscada está presente na culinária dos mais variados países, como: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Inglaterra, França e China. Seu sabor pode ser descrito como um misto de pimenta-do-reino e canela, porém mais leve e aromático. Tendo um toque adistringente, a Noz Moscada é mais indicada como especiaria em pratos salgados.
Noz Moscada – Cuidados e Contraindicações
Por ser uma substância natural, de origem vegetal, é comum pensar-se que a Noz Moscada pode ser consumida sem maiores cuidados. Existem alguns fatos, entretanto, aos é preciso se estar atento.
O consumo da Noz Moscada deve ser feito sempre em níveis moderados. Quantidades superiores a 10 gramas despertam os efeitos alucinógenos da planta. Seus efeitos colaterais são tão desagradáveis, todavia, que não há relatos de vício em Noz Moscada.
O consumo é altamente contraindicado para:
- Crianças menores de seis anos, exceto sob prescrição pediátrica clara
- Lactantes
- Indivíduos com hipersensibilidade
- Gestantes devem evitar o uso por possível efeito abortivo
Se consumida em grandes quantidades e com regularidade, a Noz Moscada pode causar:
- Danos ao fígado,
- Desidratação
- Náuseas
- Aborto espontâneo
- Paralisia muscular
- Convulsões
- Óbito
O que achou desse conteúdo? Já conhecia os benefícios e os riscos da Noz Moscada? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e divulgue essa informação entre seus amigos e familiares.