Pau Ferro – Propriedades Medicinais
Pau Ferro (Caesalpinia ferrea) é uma árvore de grande porte com origem no Brasil, nativa da Mata Atlântica na encosta pluvial do Atlântico. Diz-se que seu nome provém das faíscas e do ruído metálico produzidos por machados quando se atrevem a cortá-las. A madeira do pau ferro é muito dura, sendo considerada o “ébano” brasileiro.
O nome da árvore pau ferro foi escolhido devido ao ruído metálico e as faíscas que surgem quando o machado penetra a madeira para fazer o seu corte. A casca do seu tronco é fina e esta em constante esfoliação, mostrando sua madeira de cor branca, mesclada com tons marrons e verde. Por ter esta característica, o pau ferro também é chamado de árvore-leopardo, e às vezes, a árvore é confundida com eucalipto.
Nomes Populares:
- jucá,
- jucaína,
- icainha,
- ibirá obi,
- imirá itá,
- muiarobi,
- muiré itá,
- pau ferro,
- pau ferro do ceará,
Propriedades:
- É adstringente,
- depurativo,
- sedativo,
- sudorífera,
- tônica,
- Auxilia em casos de afecções pulmonares,
- amídalas,
- asma,
- cólica intestinal,
- disenteria,
- problemas na garganta,
- tosse.
- Acelera a cicatrização
- alivia contusões,
- reumatismo.
Cura problemas inflamatórios
O extrato das folhas do pau ferro é usado para inflamações gástricas, hepática e para úlceras gástricas. Ele tem uma poderosa ação antimicrobiana. Combate com eficácia a bactéria Helicobacter pylori que causa a úlcera gástrica. A casca da árvore é usada para problemas de asma e bronquite.
O pau ferro ajuda a fazer a limpeza das secreções que se acumulam nos pulmões também sendo muito eficaz no tratamento de tosse. Os componentes que existem no pau ferro tem ação anti-inflamatória que alivia dores de garganta pois combate as bactérias que causam inflamações. A casca da árvore é usada para produção de xaropes para tratar problemas respiratórios como catarro no peito, garganta e nariz.
A árvore também previne a diabetes e também serve para o tratamento de quem já tem a doença. Geralmente são utilizadas as hastes do pau ferro para fazer o chá. Por ter ação anti-inflamatória, o pau ferro é usado para tratar gota, reumatismo, cólicas intestinais, diarreia, hemorroidas e problemas cardíacos.
É um poderoso cicatrizante
Também age com um ótimo cicatrizante, tanto de uso externo como interno. O pó do pau ferro pode ser usado para tratar doenças gástricas e hepáticas. O pau ferro é muito conhecido pelos curandeiros e pajés que ainda utilizam muito esta árvore para cura de doenças. Mas a área médica já tem realizado estudos sobre os benefícios curativos da árvore desde 1990.
O pau ferro tem ação antiespasmódica que diminui as contrações do intestino retendo as fezes por mais tempo em casos de diarreia. Também pode ser usado para dar saúde à boca. Por conter cálcio, o pau ferro auxilia a proteger os dentes. A árvore fortalece os ossos, evitando osteoporose e fraturas quando ocorre alguma queda.
A árvore é rica em fósforo, muito importante para o nosso organismo criar as proteínas. O fósforo auxilia no processo de reprodução. O fósforo potencializa a absorção de proteínas pelo nosso corpo, fazendo a manutenção do bom crescimento das células saudáveis e as reparando com sucesso quando for necessário.
O pau ferro também é usado para o alívio de cólicas intestinais, no combate à hemorragias, é excelente para o tratamento da sífilis, por seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano, diminui a febre e também combate a indisposição e fadiga. Devido ao seu alto poder cicatrizante, a árvore do pau ferro é um ótimo aliado para tratamentos dermatológicos.
O xarope do pau de ferro é usado para combater as doenças respiratórias como por exemplo, asma e bronquite. O chá pode ser usado para tratar a tuberculose e inflamação no fígado. O chá das raspas de sua casca pé para curar gripes.
O pau ferro pode ser usado para curar ferimentos, pois como já foi citado acima, ele é um excelente anti-inflamatório, anti-bacteriano e cicatrizante, além de ser antisséptico. Basta colocar 12 vagens do pau ferro maceradas em 01 litro de álcool. É só transferir para uma garrafa fechada e deixe curtindo por 10 dias antes de utilizar. A solução é usada como antisséptico.
Para fazer o chá do pau ferro separe 2 colheres de casca seca picada e coloque em 1 litro de água. Coloque em uma panela e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansando por 10 minutos. O recomendado é tomar de 2 à 3 xícaras do chá ao dia.
Para aliviar dores, utiliza-se chá da casca. Pegue meio litro de água e adicione 50 gramas de casca de pau ferro macerada. Deixe a mistura curtindo eu recipiente fechado por 01 dia. Tome uma xícara de chá 03 x ao dia.
Para tratar problemas de amígdalas, febre, fraqueza, problemas cardíacos,problemas respiratórios, gota, hemorragia e cólica intestinal, pegue duas colheres de sopa de folhas trituradas de pau ferro e adicione em um litro de água fervente. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Coe e beba 03 xícaras ao dia.
Contra-indicações
Ainda não foi comprovada nenhuma contra-indicação paro uso do pau ferro para fins medicinais.