Pitangueira – Propriedades Medicinais
A pitangueira (nome científico Eugenia uniflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, onde é encontrada na floresta estacional semidecidual do planalto e nas restingas, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul em regiões de clima subtropical. É uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2m a 4m de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e de solo, quando adulta, alturas acima de 6m e até, no máximo, 12m. A copa globosa é dotada de folhagem perene. As folhas pequenas e verde-escuras, quando amassadas, exalam um forte aroma característico. As flores são brancas e pequenas.
A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. O seu plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga no solo ou pelo transplante de uma muda até o local adequado. Dá-se bem em quase todo tipo de solo, incluindo os terrenos arenosos junto às praias. É também usada como árvore ornamental em áreas urbanas de cidades brasileiras, na recuperação de áreas degradadas de sistemas agroflorestais multiestrato e em reflorestamentos heterogêneos. As pitangueiras com frutos são um ótimo atrativo para pássaros e animais silvestres em geral.
A tradição popular atribui algumas qualidades terapêuticas às infusões feitas com as folhas verdes da pitangueira (“chá” de pitanga ou “chá” de pitangueira). (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares:
- Cerejeira brasileira,
- Ginja,
- Pitanga,
- Pitanga branca,
- Pitanga do mato,
- Pitanga rósea,
- Pitanga roxa,
- Pitanga vermelha,
- Pitangueira,
- Pitangueira miúda,
- Pitangueira vermelha,
Propriedades:
- É adstringente,
- analgésica,
- depurativa,
- digestiva,
- estimulante,
- vermífuga,
- Auxilia em afecções do fígado,
- bronquite,
- cólica menstrual,
- diabete,
- gota,
- hipertensão,
- infecções da garganta,
- Combate a diarréia,
- a diarréia infantil,
- disenteria.
Outros benefícios
Uma mesma pitangueira pode produzir frutos vermelho intenso, laranja, amarelo, a cor vai depender do grau de maturação da fruta. As folhas da pitangueira tem um composto chamado pitanguina, que serve para vários tratamentos. O chá é usado para tratar diabetes, febre, doenças de estômago, pressão alta, obesidade, reumatismo, problemas cardíacos e bronquite.
Também é calmante e diurético. O chá também é rico em licopeno que combate o envelhecimento precoce e também o câncer. O chá das folhas de pitangueira também servem para combater e tratar infecções no aparelho urinário.
O óleo de pitanga natural é rico em vitamina A, vitamina B, vitamina C, fósforo e ferro. Tem ação antitumoral, analgésica, antifúngica, antivirais. É remineralizante, hidratante por seu alto teor de proteínas, glicídios, vitamina e minerais. A vitamina A e vitamina C presentes no óleo, aumentam o libido tanto em homens quanto em mulheres.
A vitamina A melhora os níveis de testosterona e estrogênio e melhora o volume de sêmen nos homens. Para a pele, o óleo controla a oleosidade da pele por conter o ácido retinóico que repara o entupimento dos poros que são causados pela hiperqueratinização e repara também a textura da pele.
O ácido ascórbico do óleo tem antioxidantes que previne o envelhecimento precoce, revitalizando e estimulando a produção de colágeno previne e reduz as rugas, marcas e linhas de expressão e cicatrizes em geral. Estes ácido esofliam a pele e eliminam manchas do sol e de acne.
Para o cabelo, o óleo de pitanga também controla a oleosidade do cabelo. Tem muio tanino, um polifenol que alisa os cabelos de forma natural. E o ácido retinóico melhora a textura do cabelo; as vitaminas E e E, fortalecem o cabelo, melhorando a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que vai diminuir a que de cabelo.
O óleo de pitanga combate com eficácia, segundo estudos a Staphylocollu aureu e a Listeria monocytogenes e age contra dois fungos: o C. lipolytica e o C. quilliermondii
Contra indicações
Pessoas com problemas cardíacos devem evitar o consumo do uso da pitangueira como as folhas e o óleo, as fruta devem ser consumidas com moderação. A pitangueira pode causar queda da pressão arterial.