Quinoa – Propriedades Medicinais
A Quinoa (Chenopodium quinoa Wild) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão indispensável à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.
Somente no último terço do século XX, os bolivianos redescobriram o valor do grão. A partir de estudos científicos e do melhoramento de algumas variedades – como a quinoa “sajama” – verificou-se uma grande expansão, tanto do seu cultivo como do seu consumo no país.
No Brasil, as pesquisas com a quinoa começaram na década de 1980, pela Embrapa, na sua unidade de Brasília, obtendo-se ótimos resultados. Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas e outros profissionais pesquisam cada vez mais a quinoa, inclusive procurando adaptá-la ao solo de cerrado brasileiro
Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes.
A quinoa não contém glúten e pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação. (Fonte: Wikipedia)
Nomes Populares:
- Quinoa
- Quinua
Propriedades:
- É extremamente nutritiva,
- Indicada para casos de apendicite,
- catarro,
- inflamações,
- lesões na pele e luxação,
- tuberculose,
- Para problemas no fígado,
- enjoos em casos de transportes e altitude,
- e nas vias urinárias.
Conheça todos os benefícios da Quinoa aqui.