Sálvia – Propriedades Medicinais
Sálvia L. é um gênero botânico da família Lamiaceae, conhecidas como Salva em Portugal e Sálvia no Brasil. Quando não há maiores especificações, considera-se que trata-se da Sálvia-comum. Este gênero inclui arbustos, plantas perenes e anuais.
A Sálvia é amplamente utilizada como condimento, erva medicinal e como planta ornamental. Desse modo, a planta acabou por ficar conhecida pelas mais variadas funções, a depender da necessidade, cultura e período de cada população.
A Sálvia é uma planta com aroma peculiar e saborosa, o que garante a ela espaço reservado no universo da gastronomia. O que poucos sabem, ao que tudo indica, é a quantidade de benefícios e propriedades medicinais associadas à planta. Conheça mais sobre essa planta e sobre suas propriedades medicinais aqui. Boa leitura!
Apesar de ser difícil determinar com precisão, acredita-se que a Sálvia é de origem mediterrânea, o que explicaria sua popularidade ainda maior nessa região. Populações inteiras do mediterrâneo incluem a Sálvia em seus cardápios com a mesma naturalidade que os brasileiros fazem uso de temperos como orégano ou mostarda.
Alguns estudos nutricionais demonstraram que a inclusão da Sálvia nas refeições está associada ao fortalecimento da imunidade e da resistência. Amplamente difundida ao redor do mundo, a Sálvia possui uma diversidade de nomes alternativos. Os mais conhecidos são:

Sálvia
- Erva-santa
- Salva
- Salva das boticas
- Salva dos jardins
- Salva ordinária
- Salveta
- Salva-menor
Apesar da popularidade da Sálvia e da divulgação de alguns estudos robustos sobre a planta, muitos continuam associando o consumo de Sálvia exclusivamente ao seu aroma peculiar e paladar agradável, sem considerar os inúmeros benefícios que chás, infusões e a própria ingestão da planta podem causar no organismo.
Sálvia – Propriedades medicinais e Benefícios
Existe uma diversidade de plantas que são semelhantes à Sálvia, tais como:
- Manjericão
- Alecrim
- Tomilho
- Orégano
- Lavanda
- Hortelã
Todas essas ervas possuem propriedades medicinais importantes e já corroboradas pela ciência.
Essa confusão entre plantas relativamente semelhantes é uma das razões associadas as dúvidas e ausência de certezas sobre as propriedades medicinais e os benefícios de cada uma dessas ervas. Todas as plantas comumente confundidas com a Sálvia possuem ações importantes para o organismo humano e, por isso, são importantes na prevenção de uma série de doenças.
As principais ações medicinais associadas à Sálvia, de acordo com a ciência produzida nas últimas décadas são:
- Antioxidante
- Anti-séptica
- Aromática
- Cicatrizante
- Desodorante
- Anti-inflamatória
- Antirreumática
Benefícios da Sálvia

Chá de Sálvia
Rica em nutrientes como flavonoides fenólicos e luteolina, a Sálvia é consumida por algumas pessoas como medicamento natural para os mais diversos problemas de saúde, por exemplo:
- Alzheimer
- Aftas
- Bronquites
- Catarros
- Diabetes
- Estomatites
- Gengivite
- Reumatismo
- Depressão
- Doenças cardiovasculares
- Menopausa
- Calvície
A Sálvia é muito rica em vitamina K, o que faz com que seus adeptos não tenham problema de obtenção desse item. De acordo com alguns estudos, o consumo adequado de Sálvia diz respeito a obtenção de até 45% da porção diária necessária de vitamina K para o ser humano.
Sálvia versus Depressão: A infusão de Sálvia regularmente pode auxiliar na manutenção do equilíbrio do humor e pode, inclusive, reduzir alguns sintomas claramente associados ao quadro depressivo de seus pacientes.
Benefícios da Sálvia para o sistema cardiovascular: Chás e infusões produzidos com base na Sálvia podem prevenir ou postergar os sintomas e o desenvolvimento de doenças associadas ao sistema cardiovascular.
Benefícios da Sálvia na menopausa: Alguns estudos demonstram que o consumo de chás e infusões de Sálvia costuma auxiliar no controle ou na redução de alguns dos sintomas mais comuns da menopausa. Isso ocorre porque a Sálvia age no sistema nervoso de seus adeptos.
Prevenção de calvície: O óleo da Sálvia é muito procurado por homens que buscam por prevenção ou por redução de problemas associados a calvície.
Alguns estudos demonstram que a aplicação do óleo de Sálvia diretamente no couro cabelo está associado a redução significativa de problemas de calvície, mesmo entre aqueles cujo problema já começou a aparecer.
Efeitos colaterais da Sálvia
O consumo exagerado da Sálvia pode gerar alguns efeitos colaterais bastante desconfortáveis, como: Ânsias, Desconfortos estomacais e Dores. Apesar da quantidade surpreendente de benefícios, a Sálvia é uma planta que deve ser consumida em pequenas doses. Recomenda-se uma xícara por dia, apenas.
No caso de alterações significativas após o início do consumo dos chás, é recomendado sua parada imediata e/ou busca de orientação com um profissional da saúde.
Veja quais grupos devem evitar a inclusão de Sálvia no seu cotidiano:
- Gestantes
- Lactantes
- Pacientes com pressão alta
- Pacientes submetidos recentemente a cirurgias
- Pacientes com diabetes
- Pacientes que sofrem com convulsões
O que achou do conteúdo? Já conhecia os benefícios da Sálvia? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco.