Spirulina – Propriedades Medicinais
Durante muito tempo, acreditou-se que a spirulina fosse uma alga. No entanto, hoje se sabe que ela é, na verdade, uma cianobactéria, capaz de realizar fotossíntese. Como elas são encontradas agrupadas em colônias, ficam bastante parecidas com as algas. Porém, diferentemente da maior parte das algas, ela não vive nos mares e sim em lagos.
Normalmente, as espécies comercializadas no Brasil são a Arthrospira maxima e a Arthrospira platensis. A spirulina é vendida em cápsulas ou pó, como forma de complementação alimentar e emagrecedor. Estudos vêm sendo realizados sobre os possíveis benefícios da cianobactéria, mas poucos foram conclusivos em relação ao seu potencial em dietas de emagrecimento.
Nomes Populares:
- espirulina
- spirulina
- spirulina havaina
Propriedades
O que se sabe cientificamente é que a spirulina contém uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo. Cerca de 60% de sua composição é de proteínas. Ela também é fonte de vitamina B12 e betacaroteno. Por isso, a spirulina
- auxilia na absorção de vitamina A;
- protege o organismo de doenças;
- previne o envelhecimento precoce;
- ajuda na manutenção do sistema nervoso;
- contribui para a formação de glóbulos vermelhos;
- participa da construção e reparação dos tecidos, órgãos e células.
Um artigo publicado em 2002, conduzido pelo professor Amha Belay e publicado no Journal of the American Nutraceutical Association, investigou os efeitos benéficos da spirulina e concluiu que ela possui potencial
- anticancerígeno
- antiviral
- e redutor do colesterol
No entanto, o pesquisador afirma que outros estudos precisam ser realizados para que esses benefícios fiquem confirmados.
Precauções
Já no que diz respeito ao emagrecimento, os estudos realizados não são conclusivos. Muitos acreditam que a spirulina é capaz de aumentar a saciedade, fazendo com que comamos menos. Por essa razão, ela é vendida como emagrecedor. Como as pesquisas ainda não confirmam essa ação da cianobactéria, é preciso ficar com um pé atrás antes de acreditar nos milagres prometidos por comerciantes interessados em vender o produto.