Stevia – Propriedades Medicinais
A Stevia rebaudiana é uma planta nativa do Paraguai, conhecida pelo seu potencial adoçante. Os índios guaranis foram os primeiros a usá-la para adoçar suas bebidas. Grandes consumidores da erva mate, eles observaram que bastava acrescentar uma folha da stevia ao chá para que ele ficasse adocicado. Com a chegada dos europeus a América, a folha doce se tornou ainda mais conhecida e suas propriedades passaram a ser estudadas por estudiosos do mundo todo.
Hoje, o adoçante a base de stevia é comercializado em quase todos os países do mundo, sobretudo no Japão. Ele é uma alternativa mais saudável para os adoçantes artificias, que se mostraram prejudiciais em vários estudos científicos. Além disso, a planta também é famosa por dificultar a absorção de açúcar durante a digestão, ajudando, assim, a controlar o diabetes, a pressão alta e a obesidade.

Stevia Rebaudiana
Nomes Populares:
- Capim-doce
- Eura-caá
- Erva-adocicada
- Estévia
- Folha-doce
- Planta-doce
Propriedades:
A stevia é:
- Hipoglicemiante
- Hipotensora
- Diurética
- Cardiotônica
- Calmante
- Desintoxicante
Devido a essas propriedades medicinais, a stevia é indicada para tratar diversos problemas de saúde, como:
- Diabetes
- Hipertensão
- Azia
- Reumatismo
- Fadiga
- Depressão
- Insônia
- Obesidade
Precauções
Os diabéticos devem tomar cuidado com o tratamento a base de stevia. É importante que a utilização da erva seja acompanhada por um médico, que possa avaliar os resultados obtidos com o tratamento natural. Em nenhuma hipótese, o chá de stevia substitui a medicação indicada por um especialista.