Sucupira – Propriedades Medicinais
Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras sendo a mais comum a Pterodon emarginatus. A planta é muito comum no cerrado devido a transição para a floresta semi-decídua da Mata Atlântica em diversos estados brasileiros.
Trata-se de uma árvore de porte médio, tendo sua estatura média entre 8 e 16 metros de altura em fase adulta. A copa da árvore é piramidal e rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. E as raízes, por sua vez, formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira.
Presente e popular em diversas regiões do Brasil, veja os nomes populares da sucupira: Cutiúba, Macanaíba, Paricarana, Sapupira, Sapupira do campo, Sapupira preta, Sebepira, Sebipira, Sicupira, Sicupira do cerrado e Sucupiruçu.
Veja neste artigo as propriedades medicinais e os benefícios da sucupira para a saúde já comprovados pela ciência. Fique por dentro ainda dos principais efeitos colaterais e das contraindicações dessa árvore. Boa leitura!
Sucupira – Propriedades Medicinais
A sucupira é um conjunto de árvores muito comum no terreno brasileiro, em especial na região central e sudeste. Sua popularidade chama a atenção de cientistas brasileiros, que estão sempre atentos aos benefícios de plantas regionais para a saúde.
Veja aqui a lista completa de propriedades medicinais da sucupira já comprovadas pela ciência:
- Adstringente
- Analgésica
- Antidiabética
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Antirreumática
- Antitumoral
- Cicatrizante
- Depurativa
- Tônica
Salienta-se que a ação antitumoral das sementes de sucupira tem especial efeito sobre o câncer de próstata. Ainda assim, é desaconselhado seu consumo sem acompanhamento próximo de um médico oncologista.
Sucupira – Benefícios e Indicações
Poderosa na redução de inflamações da articulação, a sucupira é tradicionalmente utilizada no tratamento natural dos seguintes problemas de saúde:
- Artrite
- Artrose
- Reumatismo
- Artrite reumatoide
A ação cicatrizante da sucupira é bastante forte. Por esse motivo, ela é uma opção interessante para aqueles que sofrem de:
- Feridas na pele
- Eczemas
- Cravos nos pés
- Sangramentos
A sucupira também é ótima também para aliviar dores causadas por inflamações e pelo excesso de ácido úrico, dentre vários outros problemas de saúde. Veja que outros quadros podem ser caseiramente tratados com a sucupira:
- Dor de garganta
- Amigdalite
- Cistos ovarianos e de útero
- Cólicas
- Problemas ósseos
O chá de sucupira também ajuda no alívio das dores e do desconforto gerados pela quimioterapia. Por esse motivo, o chá de sucupira é bastante popular nos tratamentos de câncer.
Sucupira – Onde comprar?
As sementes da sucupira podem ser adquiridas in natura em mercados e supermercados. Esse não é um produto particularmente difícil de encontrar.
Todavia, aqueles que desejam consumir a sucupira em cápsulas não terão tanta sorte em suas buscas nos mercados. Para essas pessoas o mais adequado é fazer a procura em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Sucupira – Efeitos Colaterais e Contraindicações
Até o presente momento a ciência não detectou nenhum efeito colateral significativo no consumo de sementes de sucupira ou mesmo nas cápsulas da planta. Salienta-se, de toda forma, que o produto deve ser consumido em dosagens apropriadas. Além disso, é preferível que a ingestão seja acompanhada por um médico.
Mesmo sem contraindicações da ciência, vale lembrar que algumas pessoas devem evitar rigorosamente o uso de qualquer produto sem acompanhamento médico. Por exemplo:
- Grávidas
- Lactantes
- Crianças com 10 anos ou menos
- Pacientes que façam uso de medicamentos controlados
Este conteúdo foi útil para você? Marque seus amigos, deixe um comentário e compartilhe essa dica com todos aqueles que buscam uma vida mais saudável e natural.