Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Suco para Tratar a Voz Rouca- Limão e Mel

A voz rouca é uma disfonia, ou seja, é quando a voz tem suas características naturais alteradas. Não é, em si, um problema, mas sim, um sintoma de alguma irritação nas cordas vocais. As causas da rouquidão podem ser diversas, desde variações de temperaturas, que causam irritações e outros problemas que alterarão a voz, até o uso excessivo do aparelho fonador (conjunto de órgãos responsáveis pela nossa fala).

Isso é algo muito comum em profissionais que utilizam a fala, como professores, radialistas, comentaristas de esportes, etc. Mesmo quem não trabalha com a voz pode apresentar problemas devido o excesso da fala, principalmente se for em volume alto, como após uma emocionante partida de futebol em um estádio, por exemplo. Esses são exemplos em situações específicas. Mas se o problema se tratar de algo que se repete constantemente, ou que seja permanente, um especialista deve ser consultado.

Já demos aqui no Receita Natural uma receita caseira de chá para rouquidão, usando o orégano. Porém, o suco com limão e o mel também pode ser utilizado, sendo este mais agradável ao paladar de alguns. Abaixo, confira a receita e os benefícios desta.

Receita

Ingredientes:

  • Um limão
  • Um copo de água
  • Mel

Modo de Preparo: Bata no liquidificador o limão (com casca) e o copo de água. Adoce com o mel a seu gosto. Como pode observar, não é bem uma receita de chá, pois não vai ao fogo. É mais parecida com um suco de limão adoçado com mel.

Beba em goles, ao longo do dia. A receita pode usar em crianças maiores de 1 ano de idade. Antes de completar 1 ano, os bebês não têm imunidade à bactéria Clostridium botulinium, presente no mel. A ingestão de mel nessa idade pode causar uma doença chamada botulismo.

Limão e Mel

Limão e Mel

Ação do Mel e Limão Contra a Rouquidão

Já que esses são os ingredientes da receita que acaba com a rouquidão, vamos saber como eles agem no organismo. O limão, na verdade, trata os problemas respiratórios, que podem ser os causadores da rouquidão. Devido a grande quantidade de vitamina C, o limão ajuda a reforçar o sistema imunológico, evitando o ataque de vírus, fungos ou bactérias.

Ademais, o limão é um o limão é um alcalinizante, tratando possíveis situações de acidez. Também, esta fruta otimiza a digestão, estimulando a produção da bílis pelo fígado, estimula a desintoxicação, por meio do ácido cítrico, purifica a pele, refresca o hálito, previne a dor de garganta, gengivite e mau hálito, dentre diversas outras questões. Como pode-se perceber, o limão é uma fruta muito versátil, prevenindo e tratando certas doenças.

O mel age no alívio da dor de garganta, e ajuda a melhorar a irritação nas cordas vocais, acabando com a rouquidão. Ademais, o mel fortalece o sistema imunológico, alivia a prisão de ventre, otimiza a capacidade de digestão, é anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Ainda, caso esteja com a voz rouca, além de tomar um dos chás ou o xarope que já ensinamos aqui no blog, pode seguir também outras dicas. Quando se está rouca, evite falar. Fale somente o necessário e com a voz bem baixa. Se puder, use papel e caneta para se expressar. Poupando as cordas vocais, a rouquidão vai embora mais rápido.

Também, não fume, pois além de outros males para a saúde, o cigarro também irrita as cordas vocais e pode causar a rouquidão, e beba muito líquido, cerca de dois litros ao dia, pelo menos. Mas evite bebidas geladas ou com cubos de gelo. É indicado também respirar pelo nariz, pois ao respirar pela boca, você resseca as cordas vocais, e evitar os gritos, tentando falar sempre mais baixo, inclusive em shows e partidas de futebol.