Curar Aftas na Boca
Nosso sistema imunológico tem a função de proteger nosso organismo dos ataques de vírus, micróbios e bactérias. Quando a imunidade está baixa, a afta surge. A afta também pode surgir devido a traumas no revestimento interno da boca como mordidas acidentais, lesões ao escovar os dentes, dentadura mal ajustada, algum dente afiado e procedimentos bucais.
Outras causas são fatores genéticos, estresse e ansiedade, má qualidade do sono, tabagismo, deficiências de vitaminas e minerais tais como: zinco, ferro, vitaminas B6, B9 e B12, vitamina C e ácido fólico. Também pode aparecer na fase da puberdade, menopausa, gravidez, na TPM e durante o ciclo menstrual.
Os alimentos cítricos também podem causar aftas, são eles: abacaxi, laranja, morango, limão, alimentos picantes e condimentados, salgados, muito duros alimentos quentes, chocolate e refrigerantes. Problemas gastrointestinais, infecçõe, alergias e alguns medicamentos.
Mais uma vez, vamos com uma receitinha simples para curar as aftas na boca quando as mesmas aparecem e incomodam bastante. É claro, já demos outras receitas aqui e aqui, mas nunca é demais reforçar. Sobretudo por ser algo que afeta tantas pessoas.
Você vai precisar de:
- Uma colher de sopa de suco de limão
- Um colher de sopa de mel
Modo de Preparo:
Misture bem o suco do limão com o mel.
Posologia
Coloque um pouco da mistura sobre a língua e espalhe pela boca. Faça isso cerca de quatro vezes ao dia.
Outras receitas
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que tem um poder antisséptico natural que combate infecções e impede contaminação de micróbios. Seu pH neutralizam os ácidos que causam a afta e matam bactérias que estão piorando o problema.
- 01 colher de chá de bicarbonato de sódio
- meia xícara de chá de água morna
Como fazer
Faça bochechos com essa mistura até a afta desaparecer. Finalize sempre lavando a boca com água fresca.
Água e sal
Por uma mistura antisséptica, a água e o sal ajudam no processo de eliminação e cicatrização da afta.
- 01 colher de chá de sal diluído em água
- meio copo de água morna.
Como fazer
Faça bochechos e depois enxague com água fresca.
Mel
O mel é excelente para o tratamento de aftas, pois tem efeito, antimicrobiano, antisséptico e curativo. Ele hidrata a boca, elimina a afta e auxilia no processo de cicatrização. Basta somente colocar uma pequena quantidade em cima da afta.
Água oxigenada
A água oxigenada é outro antisséptico ótimo para aftas.
- Você colocar a água oxigenada diretamente em cima da afta utilizando um cotonete limpo.
- Se preferir, faça gargarejo com 1 colher de sopa de água oxigenada diluída em meio copo de água. Cuidado: não engula a solução, pois oferece riscos à sua saúde.
Gelo
O gelo alivia rapidamente o desconforto que as aftas causam, ameniza a dor imediatamente. Por mais que não seja a solução final do problema, alivia temporariamente no caso de não poder medicar o local afetado na hora. É só aplicar o gelo por alguns minutos em cima da afta.
Pimenta caiena
É certo que alimentos picantes devem ser evitados por quem tem afta mas neste caso, a pimenta caiena tem propriedades especiais que podem sim aliviar o incômodo da afta. Ela é rica em uma substância chamada capsaicina que inibe o crescimento de bactérias evitando infecções.
Como fazer
Amasse a pimenta caiena e vá misturando com água até obter uma pasta homogênea. Aplique a mistura com um cotonete em cima da afta até cicatrizar.
Chá de camomila
o chá de camomila serve para combater as aftas por conter propriedades calmantes e antissépticos.
Como fazer
Você pode usar de 2 maneiras: fazer bochechos ou apenas tomar o chá sem adição de açúcar.
Vinagre de maçã
Por sua acidez, o vinagre de maçã pode reduzir as bactérias ruins que podem provocar a afta e manter a saúde da boca.
- 01 copo de água
- 01 colher de sopa de vinagre de maçã
Como fazer
Faça buchehos com essa solução até a afta sumir. E outra opção é engolir o vinagre diluído com água. Atenção: não engula ele puro pois pode causar erosão ácida no estômago.
Babosa
A babosa pode aliviar o incômodo provocado pelas aftas.
Como fazer
Abra a planta e tire o gel de dentro que também é chamado de cristal da babosa. Bata com água morna no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Faça enxague bucal mas não engula.
Óleo de côco
O óleo de côco contém ácidos graxo que são substâncias antimicrobianas e também tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Ele ajuda a reduzir a dor e inchaço provocados pela afta. Basta aplicar uma pequena quantidade de óleo de côco com um cotonete em cima da afta.
Cravo-da-índia
Mascar o cravo-da-índia alivia a dor provocada pelas aftas e torna sua cicatrização mais rápida devido as suas propriedades analgésicas e antissépticas.