Quais são os Remédios Caseiros para Micose na Unha?
A micose é uma infecção causada por fungos, que pode ocorrer em diferentes locais do corpo. Uma das regiões mais atingidas é a unha, que se torna amarelada, disforme e mais grossa devido à presença dos microrganismos. Outras sintomas são manchas brancas, formação de uma camada porosa entre a pele e a unha e descolamentos.
O tratamento da micose de unha, também conhecida como onicomicose, requer uma análise de laboratório para descobrir qual é o tipo de fungo causador do problema. Depois disso, o médico poderá aconselhar o uso de antifúngicos adequados para acabar com a infecção.
Quem procura um tratamento mais natural pode apostar em ingredientes que tenham ação antifúngica, como é caso do alho e da hortelã. Eles ajudam a acabar com os fungos presentes na unha, atenuando os sintomas que mencionamos antes. A aplicação pode ser feito nas unhas das mãos e dos pés atingidos pela micose. Abaixo, conheça alguns métodos que podem ser benéficos para prevenir e também tratar a micose na unha.
Tratamento para micose
Alho
O alho é um dos melhores ingredientes caseiros para combater microrganismos invasores. Ele possui propriedades antifúngica, antibacteriana, antisséptica, dentre outras. Logo, é o remédio perfeito para tratar a micose na unha. Para aplicar sobre as unhas, você vai precisar fazer uma mistura, confira.
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 1 vidro de clorexidina
Modo de preparo: A clorexidina pode ser encontrada em qualquer farmácia. Abra o recipiente e coloque o dente de alho descascado lá dentro. Depois, deixe descansar por pelos menos 24 horas. Aplique a mistura sobre as unhas 3 vezes ao dia durante o período de um mês.
Escalda-pés com Hortelã
Outra ótima receita caseira para acabar com a micose de unha é o escalda-pés com hortelã. Por ser antisséptica e antifúngica, a hortelã-pimenta ajuda a tratar o problema de forma natural. E, também, a água quente também é benéfica para eliminar os fungos.
Ingredientes:
- 30 g de folhas frescas de hortelã-pimenta
- meio litro de água
Modo de preparo: Ferva a água e despeje em uma bacia. É muito importante mencionar que esta bacia não poderá ser usada na cozinha. Acrescente as folhas de hortelã e espere amornar. Depois que estiver numa boa temperatura, mergulhe os pés por cerca de 20 minutos. Depois, seque bem com uma toalha. O procedimento pode ser repetido enquanto durarem os sintomas da micose.
Óleo essencial de tea tree
A tea tree, também chamada de melaleuca, possui um composto chamado de terpinen-4-ol. Esta substância, segundo estudos científicos, possui um efeito antifúngico, e age principalmente nos fungos que ocasionam a micose de unha.
Felizmente, para utilizar este tratamento, não é preciso realizar nenhum preparo específico. Compre o óleo em algum estabelecimento que comercializa tais produtos naturais, pois a sua extração não é fácil de ser realizada em casa.
Modo de uso: Antes de pingar o óleo de melaleuca na unha, lave o local com água e sabão. Depois, duas vezes ao dia, pingue algumas gotas do óleo na unha, durante 4 a 6 meses. Após a unha recuperar o seu aspecto saudável, continue pingando o óleo de melaleuca no local por ainda 4 semanas.
Óleo essencial de alecrim
A Rosmarinus officinalis, chamada popularmente de alecrim, também possui muitos efeitos positivos no que se tange ao tratamento de infecções e combate aos fungos. Por isto, também é muito eficaz no tratamento de micoses. Assim como o óleo de melaleuca, o óleo de alecrim pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Modo de uso: Lave a sua mão e principalmente a região a unha antes de aplicar o óleo de alecrim. Caso tenha sensibilidade a este óleo, o dilua em um outro óleo vegetal antes de aplica-lo em sua unha. Faça esta aplicação duas vezes ao dia, por 4 semanas, até que todos os sintomas da micose desapareçam.
Outras Dicas
Algumas outras dicas também ajudam a prevenir e combater a micose de unha, como aplicar diariamente algumas gotas de óleo essencial de cravo da índia sobre as unhas infectadas, não usar sapatos muito apertados, preferir as meias feitas com algodão e não compartilhar equipamentos de manicure e pedicure.
Também, é recomendado secar bem os pés após o banho, evitar os calçados fechados, não andar descalço em locais úmidos e frequentados por muitas pessoas e evitar usar esmalte constantemente. Todas estas dicas não só tratam a micose, mas também a previne, mantendo a unha sempre saudável e com boa aparência.