Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Qual o Melhor Tratamento para Micose?

A micose é um nome genérico dado a vários tipos de infecções causadas por fungos. A forma infecciosa mais comum é a frieira, também conhecida como pé-de-atleta. Nesses casos, o fungo fica na superfície da pele, se alimentando da queratina de unhas e pelos. Mas a micose também pode ocorrer em camadas mais profundas da derme e até mesmo em órgãos internos.

A melhor maneira de evitar o aparecimento dessas infecções é manter bons hábitos de higiene. Nesse sentido, algumas dicas são importantes, como não pisar descalço em pisos molhados, principalmente banheiros públicos, de academias, de clubes e outros locais frequentados por muitas pessoas diferentes e não compartilhar toalhas e outros itens de uso pessoal, como sapatos, tênis, sapatilhas, e principalmente instrumentos de manicure, como alicate de unha, por exemplo. Ainda, após o banho, é preciso enxugar bem entre os dedos, atrás das orelhas e as dobras do corpo. Espere um tempinho para calçar meias após tomar banho. Também, evite o uso de roupas molhadas.

Se mesmo com todos esses cuidados, ou se descuidou por um instante, e os fungos se aproveitaram para tomar conta da sua pele, você pode usar medicamentos caseiros. Para tratar as micoses superficiais, você pode recorrer à receita que ensinamos abaixo.

Receita Caseira para Tratar a Micose

Ingredientes:

  • 250g de gordura de porco, limpa e sem sal
  • 2 colheres de enxofre
  • Suco de 2 limões

Modo de Preparo: O preparo é bastante simples: basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Depois é necessário guardar a pomada em um pote de vidro com tampa.

Micose

Pomada para Micose

A pomada deve ser aplicada no local atingido pelos fungos. O uso do tratamento pode ser diário, até que a micose despareça. É importante passar a pomada no local bem limpo e seco. De preferência, passe a pomada à noite, para que fique agindo enquanto você dorme. Mas passe alguns minutos antes de se deitar, para que ela seja um pouco absorvida pela pele e não fique totalmente grudada no seu lençol.

Como a Pomada Funciona?

Provavelmente você está se perguntando por que essa mistura de três ingredientes é capaz de acabar com a micose. Bom, vamos começar falando do enxofre, que é um excelente antifúngico e antibacteriano. Esse elemento é capaz de matar os fungos e bactérias que causam as micoses, por isso é muito usado em pomadas dermatológicas. Devido a essas propriedades, o enxofre é muito usado em tratamentos de acnes, dermatite, caspa, seborreia e até verrugas.

O limão também é um ótimo fungicida, por isso o seu uso no tratamento de micoses é super comum. Mas é preciso ter cuidado ao usar o limão na pele. Não se deve sair ao sol com a pomada na pele, pois o ácido contido no limão mancha a pele. O ideal é retirar totalmente a pomada, usando água e sabão, antes de se expor ao sol.

A gordura de porco é importante para a hidratação da pele. Uma pele bem hidratada tem menos chances de ser acometida por micoses. Se preferir, pode trocar a gordura por vaselina.

Outros tratamentos naturais para micose

Além do tratamento natural citado, existem diversos outros que também podem surgir o efeito desejado. A micose é uma infecção causada por fungos que vivem naturalmente em nosso cabelo, unhas e pele. Porém, algumas condições favoráveis, como a umidade e o calor, ajudam na proliferação destes fungos.

Desta forma, pode-se usar diversos tratamentos que inibem estas condições e combatem os fungos. Estes tratamentos podem ser aplicados nos locais afetados, como a pele. Pode-se usar fatias de mamão, farinha de sementes de mamão, cataplasma de folhas de cássia, sementes de mostarda, compressas com chá de folhas de mandioca, óleo de orégano, iogurte natural, limão, bicarbonato de sódio, óleo essencial de sálvia e babosa.