Remédios caseiros para combater Sapinho
Sapinho é o nome popular dado à Candidíase oral. Essa infecção da orofaringe é provocada pelo fungo Candida albicans e surge com frequência em crianças, pacientes com soro HIV positivo, idosos e demais pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Neste artigo você ficará por dentro de tudo sobre a doença de Sapinho e os melhores tratamentos caseiros para combatê-la. Boa leitura!
Doença de Sapinho – O que é
O fundo responsável pela proliferação da doença de Sapinho é considerado um microrganismo natural do ser humano. Isso significa que possuir pequenas colônias do Candida albicans vivendo em nossa pele, boca ou trato digestivo não é um problema, propriamente dito.
Uma vez que o sistema imunológico esteja fortalecimento e atuando adequadamente, nosso organismo é totalmente capaz de manter a ação deste fungo sob controle. O problema começa quando nosso sistema imunológico encontra-se prejudicado, independente do motivo.
Sem a ação adequada do sistema imunológico, as colônias de Candida albicans aumentam rapidamente, tornando-se capazes de invadir camadas cada vez mais profundas da pele e, consequentemente, provocando inflamações por todo o corpo. Quando a inflamação ocorre nos tecidos da boca, garganta, gengivas e língua, a doença é popularmente chamada de Sapinho.
Encontre a seguir os dois melhores remédios caseiros para combater o Sapinho.
Chá com as cascas de romã
Com propriedades antissépticas, a romã é capaz de auxiliar no reequilíbrio dos microrganismos habitantes da nossa boca. Por este motivo, o chá com as cascas da romã é uma das melhores alternativas naturais para o combate ao Sapinho e outras enfermidades bucais.
Veja a receita do chá de romã e prepare-o adequadamente para garantir que o Sapinho será curado mais rapidamente.
Ingredientes: Cascas de uma romã, 250ml de água e gaze
Modo de preparo: Ferva a água. Assim que a mesma estiver fervida, adicione as cascas da romã. Deixe o chá esfriar e o aplique sobre as manches do Sapinho com uma gaze limpa. Deixe o chá agir por 10 minutos e, em seguida, tome água.
Posologia: Realize este procedimento entre 3 e 4 vezes ao dia, durante uma semana.
Suco de abacaxi
Rico em vitamina C e com grande potencial para restabelecer as defesas naturais do organismo através do fortalecimento do sistema imunológico, o abacaxi está entre as frutas mais cotadas quando o assunto é o combate ao Sapinho. Por este motivo, o suco natural de abacaxi é um excelente remédio caseiro para acabar com essa doença de forma rápida e sem efeitos colaterais.
Veja a receita e aprenda como preparar um suco de abacaxi potente.
Ingredientes: 1 fatia grossa de abacaxi, 250ml de água e gelo
Modo de preparo: Utilize um liquidificador ou um mixer para bater o abacaxi e a água. Após esse procedimento, misture gelo e bata novamente.
Alternativas: Se preferir, pode-se fazer uso de água gelada e, nesse caso, dispensar o gelo. O ideal é beber o suco de abacaxi natural, ou seja, sem coar e sem açúcar. Seus efeitos são mais potentes desse modo. Entretanto, é possível coar o suco e acrescentar açúcar, apesar desse detalhe prejudicar a quantidade de vitamina que será consumida.
Posologia: Crianças devem beber uma colher de sopa desse suco a cada 30 minutos. Adultos podem beber um copo de suco a cada hora.
Dicas de tratamento
O chá com as cascas de romã e o suco natural de abacaxi são duas receitas caseiras excelente para combater o Sapinho. Entretanto, vale lembrar que a consulta médica é fundamental, principalmente no caso de crianças ou em casos em que a doença ultrapasse a duração de sete dias. Estas receitas devem servir como um tratamento complementar.
Para ajudar no tratamento, é fundamental tomar alguns cuidados:
- Suspensão do cigarro, de bebidas alcoólicas e de quaisquer substâncias ilícitas
- Escovar os dentes de forma adequada e regular
- Evitar o uso de antissépticos bucais
- Evitar consumo de comidas ou bebidas ricas em açúcares
- Evitar consumo de massas
- Evitar consumo de frituras
- Dar preferência para alimentações e bebidas ricas em verduras e frutas
Quem corre maior risco de contrair Sapinho?
O Sapinho pode ser contraído por qualquer pessoa, essa é a verdade. Entretanto, diversos estudos já demonstraram que existem alguns públicos que são propensos a desenvolver a doença.
Algumas pessoas acreditam que Sapinho é uma doença que ocorre apenas com crianças, mas isso não é verdade. Estando associada com redução na efetividade do sistema imunológico, as crianças pequenas fazem parte dos grupos de pessoas mais propensas a contraírem a doença, uma vez que ainda estão desenvolvendo suas defesas.
Veja a lista completa daqueles que têm maior probabilidade de desenvolver Sapinho.
- Crianças com um ano ou menos
- Idosos
- Gestantes
- Pessoas que fazem uso de dentaduras
- Pessoas com uso prolongado de corticosteroides
- Pessoas que fazem uso de drogas imunossupressoras
- Pacientes com Diabetes mellitus mal controlada
- Pessoas que fizeram uso recente de antibióticos
- Pacientes que estão sob tratamento de quimioterapia ou radioterapia
- Pacientes que passaram recentemente ou estão em internação hospitalar
- Pessoas com desnutrição
- Pessoas que fazem uso de drogas pesadas, como cocaína, heroína e crack
- Pessoas que consomem regularmente bebidas alcoólicas
- Pacientes com diagnóstico de HIV positivo
- Pessoas que fumam regularmente
O que achou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião.